Engenharias do campus conquistam nota 4 em conceito do MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019 na última quarta-feira, 9 de dezembro de 2020. Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica do IFRS – Campus Farroupilha conquistaram nota 4 (em uma escala de 1 a 5). O CPC é um dos indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação no país.

Para a professora Fernanda Raquel Brand, coordenadora do curso de Engenharia de Controle e Automação, a conquista vem sendo construída desde 2012, quando o curso foi implementado: “Ficamos muito felizes pelos resultados obtidos, eles vêm se repetindo em todas as avaliações. Todos estão de parabéns, pois isso reflete o empenho de todos, demonstra o trabalho de qualidade de nossos técnicos e docentes e, principalmente, o excelente desempenho dos nossos alunos”.

O curso de Engenharia Mecânica, conforme explica a coordenadora e docente Daniela Lupinacci Villanova, já passou por uma primeira avaliação em 2017 e obteve conceito 4. Agora em 2019, a nota se repete. “Como tenho acompanhado o curso desde sua implementação em 2012, como primeira e atual coordenadora, e também como docente, tenho percebido, ao longo destes 8 anos, a qualidade do nosso corpo docente e dos nossos técnicos e, principalmente, o empenho e dedicação dos nossos alunos. Este resultado também foi fruto do investimento feito ao longo dos anos passados na capacitação dos docentes e qualificação dos laboratórios. Parabenizo todos os envolvidos e espero que este conceito possa se repetir nas próximas avaliações!”.

No IFRS

Dos 13 cursos participantes, ao todo, três conquistaram a nota máxima (5), seis conquistaram a nota (4) e quatro a nota (3) no CPC.

Os cursos de Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande, Gestão Ambiental do Campus Viamão e Engenharia Química do Campus Feliz conquistaram a nota máxima no CPC 2019.

O CPC

O conceito é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta da educação superior (corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos).

Mais

Neste ano, os cursos de engenharia do Campus Farroupilha já haviam conquistado nota 4 no Conceito Enade, em uma escala que vai de 1 a 5. O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019 foi divulgado em outubro de 2020, pelo Ministério da Educação. Saiba mais.