[Enade] Engenharias do campus conquistam conceito 4

Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica do IFRS – Campus Farroupilha conquistaram nota 4 no Conceito Enade, em uma escala que vai de 1 a 5. O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019 foi divulgado nesta terça-feira, dia 20 de outubro de 2020, pelo Ministério da Educação.

O Enade, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um questionário do estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos discentes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Além do Enade, foi divulgado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, e que resultou em nota 5 para Eng. de Controle e Automação e nota 4 para Eng. Mecânica, também em uma escala que vai de 1 a 5.

“Recebemos com muita alegria os ótimos resultados que nossas engenharias receberam na avaliação do Enade. Estes resultado são fruto de muito trabalho dos servidores que atuam com esses cursos, aliados à dedicação e comprometimento dos nosso alunos. O Campus Farroupilha se orgulha de mais esta conquista e seguimos na nossa missão de promover uma educação pública, gratuita e de qualidade”, comenta Leandro Lumbieri, diretor-geral do campus.