Campus Farroupilha realiza primeira Colação de Grau por webconferência

Na noite da última segunda-feira, dia 04 de maio de 2020, o Campus Farroupilha realizou a primeira Cerimônia de Colação de Grau por meio de webconferência da história do IFRS. Na ocasião nove alunos dos cursos Formação de Professores para Componentes Curriculares da Educação Profissional e Tecnologia em Processos Gerenciais colaram grau de forma remota, representados presencialmente pelo formando e juramentista Julio Cesar Alves da Paz. Também participaram da sessão o Diretor Geral do Campus Farroupilha, Leandro Lumbieri, e Lucinda Arsego, Coordenadora de Registros Acadêmicos.

A solenidade ocorreu no Auditório da unidade e foi iniciada pontualmente às 19h, com a confirmação da presença de todos os formandos. Os participantes foram saudados pela Coordenadora de Registros Acadêmicos, que então passou a palavra para o Diretor Geral abrir a sessão solene.

Aberta a sessão, Leandro Lumbieri passou a palavra para o formando Julio Cesar realizar o juramento. Ao finalizar, ele recebeu do Diretor Geral a outorga de grau. Seguiu-se, então, o processo para os demais formandos que participavam virtualmente.

Colaram grau na ocasião os seguintes formandos:

• Curso de Formação de Professores para Componentes Curriculares da Educação Profissional
    • Fernanda Fontanive
    • Jonatas Campos Martins
    • Julio Cesar Alves da Paz
  • Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
    • Bruna Calabria
    • Douglas Rigon de Bastiani
    • Jesiéli Lewy
    • Laércio Giovani Kurtz
    • Marlon Flores
    • Viviane Mugnol

Após todos os formandos receberem sua outorga, Lucinda leu a ata da sessão e Leandro fez um pequeno discurso aos novos profissionais formados pelo Campus Farroupilha, lembrando da importância de sua formação para a sociedade e finalizando com uma mensagem de otimismo diante deste período difícil. Nas palavras do Diretor Geral, “o importante é realizarmos o máximo com os recursos que temos, sem perder de vista que esse momento difícil vai passar”. Após a fala, deu-se por encerrada a cerimônia.

O Campus Restinga é o próximo a promover colação de grau por webconferência. Os estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Industrial, Gestão Desportiva e de Lazer graduam-se no dia 14 de maio. Confira mais informações.

Formato inédito

A realização solenidade por webconferência foi regulamentada pela Instrução Normativa Proen nº 04, de 22 de abril de 2020, que autoriza a realização de Colação de Grau neste formato em caráter excepcional enquanto vigorar a suspensão de atividades presenciais do IFRS.

Participam presencialmente da sessão de Colação de Grau o Diretor Geral do campus (ou representante legal), um representante do Setor de Registros Acadêmicos e um dos formandos, que é denominado juramentista e procurador dos demais formandos. Além disso participa presencialmente um técnico do setor de informática do campus, para garantir o suporte técnico da videoconferência. Todos os demais formandos e os coordenadores de cursos participam de forma remota.

Toda a solenidade é gravada e arquivada posteriormente junto ao processo da Colação de Grau.