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Brinquedoteca do campus sai do virtual e ganha espaço físico


O brincar faz parte da vida: da infância à vida adulta. O lúdico é tão importante que se torna objeto de estudo. E nada melhor que uma Brinquedoteca como laboratório. O recente curso de licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha, até então, manteve a maioria das atividades de forma remota devido à pandemia de covid-19. Porém, com o retorno presencial gradual, algumas cores, sonhos e brincadeiras começam a tomar forma. 

Nesta semana, estudantes juntamente com a coordenadora do curso, professora Samantha Lima, iniciaram a organização da tão esperada estrutura física da Brinquedoteca do campus

O início da pandemia coincidiu com a mesma época em que se instalaria o laboratório lúdico, porém as atividades acadêmicas passaram para o mundo virtual. Sem perder tempo, por meio de editais de projetos indissociáveis (que aliam pesquisa, ensino e extensão) do IFRS, a docente seguiu com a Brinquedoteca viva. Durante o período de isolamento, entre outras ações, o projeto lançou o livro Notas Sobre o Brincar: Experiências na Constituição de uma Brinquedoteca que conta com 15 textos de diversos autores convidados. Também foi ao ar o repositório digital, com o objetivo de partilhar produções acadêmicas e experiências acerca do brincar como ferramenta pedagógica.

O espaço físico 

Na sala 321 do bloco 3, na última quarta-feira, a movimentação foi diferente: caixas com bolas coloridas de plástico pra lá, caixas de jogos de tabuleiro pra cá, puffs coloridos… Era a Brinquedoteca ganhando vida. 

“Em 2022, teremos uma grande programação para o espaço. Além de ser um espaço de aprendizagem aos estudantes da Pedagogia, a ideia é termos projetos com atendimento à comunidade. Teremos uma programação entre pais e filhos para servidores e estudantes do campus. Vamos manter nossa parceria com os professores da rede municipal e promover capacitações”, ressalta Samantha, que também acrescenta que atividades no local também estão sendo planejadas nos componentes curriculares dos professores do curso. 

Para a estudante Iêda Ferreira, bolsista do Projeto Brinquedoteca e discente no curso de Formação de Professores do campus, vê com emoção este momento, uma ideia idealizada já há mais de um ano: “Esse espaço está sendo aguardado com muita ansiedade, pois será nele que o aluno do curso de Pedagogia vai poder pensar o ‘brincar’ como ferramenta pedagógica voltada para crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais”.

A Brinquedoteca também deve receber do campus, em 2022, diversas aquisições para compor o acervo do espaço. São mais de 25 itens entre jogos, brinquedos, tapete de eva entre outros.

O Brincar

Samantha explica que a Brinquedoteca pode, também, resgatar a ludicidade no adulto. A falta de um retorno econômico ao ocupar o tempo com brincadeiras, acarreta no abandono do lúdico com o avançar da idade. Porém…  “O brincar desperta criatividade, resiliência diante problemas. Se tivéssemos essa consideração, não parávamos de brincar”, conclui a docente.

 

Participaram da organização espaço nesta semana:

Thaís Pagliarini – Bolsista projeto LABPED – Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – estudante de Pedagogia
Camila Bortolotto – Estudante de Pedagogia
Louise de Garcia – Bolsista do Projeto Educação 4.0 – A (re)invenção do ensino e da aprendizagem em tempos de pandemia (fomento FAPERGS) – estudante de Pedagogia
Richard Elias – Bolsista do Projeto Educação 4.0 – A (re)invenção do ensino e da aprendizagem em tempos de pandemia – estudante de Pedagogia
Iêda Ferreira – Bolsista do Projeto Brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia– estudante do Curso de Formação de Professores

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