[Atividades Presenciais] O dia foi de boas vindas e reencontros

Tinha quem nunca havia pisado no campus e visto os colegas e professores ao vivo. E tinha quem estava com saudade de retornar às salas de aula que frequentavam. Com todos de máscaras, atenção ao distanciamento e demais protocolos contra a pandemia de covid-19, o IFRS – Campus Farroupilha retomou as atividades presenciais nesta quarta-feira, dia 13 de outubro de 2021. Desde maio deste ano, algumas aulas práticas e orientações de TCC em laboratórios, já estavam ocorrendo. Porém, a partir de hoje, as atividades letivas e administrativas retornam gradualmente de maneira presencial.

Confira todas orientações sobre o retorno seguro presencial no IFRS – Campus Farroupilha

Empolgação e gratidão

Pela primeira vez no campus, Eduardo Moro Mafaldo, aluno do 1º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sente-se muito grato em estar presencialmente e pelo apoio dos professores durante este período. Ele ingressou na instituição no primeiro semestre de 2021, durante as restrições da pandemia e o ensino remoto.

“Gostei muito, superou minhas expectativas (o primeiro dia de retomada presencial). O período remoto foi difícil, pois o contato com as pessoas fisicamente não era mais o mesmo. Sei o quanto não foi difícil só pra mim, mas sim para todos colegas. Agora quero conhecer cada canto do campus”, expressa com empolgação, Eduardo.

Também não foi fácil o período longe do campus por quem já tinha estudado nele. Felipe Ferrari, do 2º ano do Téc. em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, e Jadina Brummelhaus, do 3º ano do Téc. em Informática, não viam a hora de rever os colegas e aproveitar o que o campus tem a ofertar presencialmente.

“Esse retorno foi ótimo! Estava com bastante saudade de ir no IF. Lembro que tínhamos iniciado um projeto de carrinho de ratoeira, mas com a pandemia acabamos por não realizar. Gostaria de poder continuar ele, pois tenho as peças que iria utilizar pra montar guardadas até hoje! Também tenho bastante vontade de fazer mais aulas práticas, porque sinto que é o que mais ajuda realmente a entender”, explica Felipe.

Jandina relembra que o ensino remoto foi desafiador pela interação apenas de modo virtual com professores e colegas: “voltar hoje, mesmo com todas as restrições e sem todos os colegas em sala, foi muito gratificante, principalmente por ver que aos poucos estamos voltando ao normal. Tenho muitas saudades dos eventos, ver todo mundo reunido e conhecendo mais das atividades realizadas no campus“.

Avaliação do primeiro dia de retomada

Além das aulas, os estudantes receberam orientações e uma recepção e diálogo com Louise Dallagnol, psicóloga do campus. Após meses de preparação, articulação entre os servidores, organização de protocolos, o diretor de Ensino, Patrick Farias, avalia positivamente a retomada: “foi extremamente gratificante em receber hoje os alunos neste primeiro momento e pelo empenho dos professores e coordenadores dos cursos. Foi perceptível a empolgação e felicidade dos estudantes. E eles estão de parabéns, pois também cumpriram bem os protocolos que o campus está exigindo.”