Início do conteúdo

Campus Farroupilha instala novos conjuntos de coleta seletiva por meio de Prestação Institucional de Serviços


O IFRS – Campus Farroupilha instala, neste mês de agosto, novos conjuntos de coleta seletiva nos blocos acadêmicos. Ao todo, foram recebidos quatro jogos de lixeiras, que substituem os antigos equipamentos.

O material chegou ao campus como contrapartida econômica de um acordo formalizado com a empresa GPlásticos, de Caxias do Sul. A parceria previu que o empreendimento realizasse análises laboratoriais no Laboratório de Caracterização de Polímeros do campus, as quais foram conduzidas em junho pelo professor Edson Francisquetti. A necessidade da empresa era identificar qual a melhor composição de material plástico a ser utilizado em um produto.

Segundo Marcos Antônio Peccin, coordenador de Extensão do Campus Farroupilha, este tipo de acordo faz parte da chamada Prestação Institucional de Serviços (PIS), mecanismo que possibilita instituições públicas e privadas encaminharem demandas específicas para serem atendidas pelo IFRS, utilizando sua infraestrutura e equipe qualificada. “Através destas parcerias, o conhecimento produzido no Campus Farroupilha pode contribuir com a comunidade externa, auxiliando no desenvolvimento socioeconômico. Além disso, a comunidade acadêmica se beneficia com melhorias estruturais, como a chegada dos novos conjuntos de coleta seletiva”, destaca Peccin.

Para Bruno Pascuali, administrador na GPlásticos, a parceria foi benéficas às partes: “Foi muito produtiva, com um excelente atendimento por parte do Marcos Peccin e do professor Edson Francisquetti, que realizou os ensaios que precisávamos e além dos nos explanar e resolver as nossas dúvidas”.

O que é a Prestação Institucional de Serviços?

A prestação institucional de serviços constitui-se na oferta de conhecimentos produzidos pelo IFRS para solucionar demandas da comunidade externa, em áreas como inovação, pesquisa, desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias, além de consultorias, análises laboratoriais, treinamentos e cursos.

Toda prestação deve ser acompanhada de contrapartida obrigatória, que pode ser financeira (recursos financeiros repassados ao IFRS) ou econômica (doação de equipamentos e materiais, realização de serviços, entre outros).

Podem solicitar este tipo de serviço instituições públicas, privadas ou pessoas físicas, a depender da modalidade. No caso de serviços técnicos especializados, a solicitação é restrita a instituições.

Interessados em discutir parcerias ou apresentar demandas podem entrar em contato com a Coordenação de Extensão do Campus Farroupilha pelo e-mail: extensao@farroupilha.ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo