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FAQ


1 – Como eu consigo o meu comprovante de matrícula ?

Os alunos vinculados ao sistema acadêmico SIGAA podem consultar e emitir o comprovante de matrícula. O documento contém autenticação digital, portanto, não necessita de assinatura.

Os alunos vinculados ao sistema acadêmico SIA também conseguem emitir o documento pelo sistema, porém, NÃO contém a autenticação digital, portanto, se precisar da assinatura, solicite ao Setor de Registros Acadêmicos.

Ou ainda, o documento pode ser solicitado diretamente junto ao Setor de Registros.

 

2- Estou com dificuldades nos estudos, qual suporte encontro no Campus?

O IFRS – Campus Caxias do Sul conta com a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) que tem por objetivo o enfrentamento das desigualdades sociais para ampliação e democratização das condições de acesso, permanência e diplomação dos estudantes, preservando o respeito à diversidade. Prioriza o atendimento às necessidades socioeconômicas, psicossociais e pedagógicas, visando à formação integral do estudante. Além de disso, busca agir preventivamente, nas situações de retenção e evasão e contribuir para inclusão social pela educação. Assim, a CAE acolhe, orienta e acompanha a trajetória educacional dos estudantes. Os atendimentos pedagógicos, psicológicos ou sociais, ofertados a todos estudantes, podem ser buscados de forma espontânea pela comunidade escolar. Além dos atendimentos, a Assistência Estudantil realiza a inscrição, seleção e acompanhamento dos Auxílios Permanência e Moradia via Editais, nos quais os estudantes precisam realizar sua inscrição.

 

3- Como eu faço para solicitar o auxílio estudantil ?

Para que o estudante possa acessar os auxílios estudantis é necessário que realize a inscrição no Edital de auxílios permanência e moradia dentro dos prazos e critérios estabelecidos no edital.

 

4 – Qual meu login e senha para utilizar os serviços da biblioteca?

Através do link: https://biblioteca.ifrs.edu.br

Também disponível no site do campus na aba: Biblioteca > Renovações e Consulta ao acervo > Acesso ao catálogo

 

     4.1- Qual meu login e senha para utilizar os serviços da biblioteca?

Login: número de matrícula.

Senha: 6 números cadastrada na biblioteca. Caso não tenha criado essa senha presencialmente, será sua data de nascimento.

 

5 – Como eu consigo saber o endereço de e-mail dos professores?

Acessando o site na aba Ensino> Docentes

 

6 – Estou com dificuldades em acessar o moodle, com quem posso entrar em contato ?

Você pode entrar em contato com a TI do campus Caxias do sul  através do email [email protected].

 

7 –  Onde eu acesso os horários das aulas ?

A grade de horários está disponível no (Espaço do Estudante) do site Institucional.

 

8 – Preciso fazer estágio, com quem eu devo falar?

O Setor de Estágios é responsável por prover os meios necessários ao desenvolvimento do Estágio, assessorando através de informações, formulários e documentos.

 

9 – Onde encontro o contato do coordenador do meu curso ?

As informações de todos os cursos do campus, incluindo o contato do coordenador do curso, podem ser encontradas na aba Cursos do site institucional.

 

10 – Onde encontro a matriz curricular do meu curso?

As informações de todos os cursos do campus, incluindo a matriz curricular e diversas informações complementares, podem ser encontradas na aba Cursos do site institucional.

 

11 – O que é o sistema acadêmico ?

É por meio do sistema acadêmico que o estudante tem acesso ao seu histórico, atestado de matrícula e os alunos do ensino médio integrado têm acesso ao boletim. Também é através do sistema acadêmico, que a cada semestre os estudantes dos cursos superiores e subsequentes solicitam suas rematrículas.

 

12 – Como faço para acessar o sistema acadêmico?

Orientações para acessar o sistema acadêmico SIGAA:

  1. Realizar cadastro no link;
  2. Em caso de dúvidas sobre o cadastro, consulte o tutorial;
  3. O login do aluno é composto pelo número do CPF;
  4. A senha é a que foi criada no ato do cadastro.

 

13 – Quando e como fazer a rematrícula para os cursos superiores e subsequentes?

Para os cursos superiores e subsequentes, é realizada mediante solicitação de disciplinas no sistema acadêmico SIGAA, a cada semestre, de acordo com o calendário do campus (o calendário acadêmico é publicado no site do IFRS – Campus Caxias do Sul).

 

14 – O que é Calendário Acadêmico e onde encontro ?

O Calendário Acadêmico é um documento oficial, que contém datas importantes para a realização de atividades acadêmicas. Pode ser consultado no site do campus, no Espaço do Estudante .

 

15 – O que faz o setor de Registros Acadêmicos ? 

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) é o órgão central de Registro e Controle Acadêmico, desde o ingresso dos estudantes até a conclusão do curso (nível técnico e superior), sendo responsável pelo recebimento, expedição e guarda de documentos acadêmicos.

 

16 – O que é Falta Justificada, Falta abonada e Exercícios Domiciliares ?

Definições conforme Organização Didática do IFRS:

Entende-se por falta justificada (FJ) o ato de apresentar o motivo legal que impediu o estudante de comparecer à atividade pedagógica, referente à(s) falta(s) que foi (foram) registrada(s), não anulando o registro no Diário de Classe, e dando ao estudante o direito de solicitação de avaliação de segunda chamada. O prazo para entrega de documento que justifique a falta deverá ser de 04 (quatro) dias úteis, após o término da vigência do atestado.
. Já a falta abonada (FA) é o ato de apresentar o motivo legal que impediu o estudante de comparecer à atividade pedagógica referente à(s) falta(s) que foi (foram) registrada(s), anulando o registro no Diário de Classe, o que dará ao estudante o direito de solicitação de avaliação de segunda chamada, obedecendo aos prazos estipulados pela Organização Didática.

Os Exercícios Domiciliares (ED) possibilitam ao estudante realizar atividades em seu domicílio, quando houver impedimento de frequência às aulas, de acordo com o Decreto 1.044/69 e com a Lei 6.202/75, tendo suas faltas abonadas durante o período de afastamento. Terão direito à oferta de Exercícios Domiciliares, estudantes de qualquer nível ou modalidade de ensino que necessitarem se ausentar das aulas por um período superior a 15 (quinze) dias, nos casos definidos pela Organização Didática do IFRS (Art 158) O Exercício Domiciliar será deferido mediante solicitação protocolada na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, ou equivalente, contendo o atestado médico.Para informações na íntegra e casos diferentes dos mencionados anteriormente, visite: Organização Didática do IFRS (Aprovada pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 046, de 08.05.2015. Alterada pelas Resoluções nº 071, de 25 de outubro de 2016 e nº 086, de 17 de outubro de 2017).Documentação necessária: Cópia do comprovante do afastamento, conforme os artigos 154 e 156 da Organização Didática.

 

17 – Qual é a diferença entre Justificativa e abono de Faltas ?

A justificativa de falta não anula o registro no Diário de Classe, apenas dá ao aluno o direito de realizar as avaliações realizadas no dia da falta em outra data.

 

18 – O que é projeto de Pesquisa e Inovação ? 

Projetos de pesquisa e inovação permitem o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.

 

19 – O que é Projeto de Ensino ?

Ação proposta por professores ou técnicos administrativos, realizada de forma extracurricular, envolvendo estudantes com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos e nos cursos ofertados pelo campus. Essas ações favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando experiências significativas de iniciação científica e contribuindo expressivamente para a formação acadêmica dos estudantes.

 

20 – O que é projeto de Extensão ?

Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS.  Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.

 

21 – Como faço para solicitar trancamento de componentes curriculares?

Verifique no calendário acadêmico do campus os prazos para este tipo de solicitação. Se estiver dentro do prazo, preencha o formulário on-line , se você for estudante de cursos de graduação. O formulário encontra-se disponível no site do campus,  no ensino> registros acadêmicos > formulários .

 

22 – Como faço para solicitar o trancamento do curso?

Verifique no calendário acadêmico do campus os prazos para este tipo de solicitação. Se estiver dentro do prazo, preencha o formulário on-line , se você for estudante de cursos de graduação. O formulário encontra-se disponível no site do campus,  no ensino> registros acadêmicos > formulários .

 

23 – O que são ‘componentes curriculares’ ?

Componente curricular é tudo aquilo que integra a matriz curricular de um curso. Pode ter carga horária definida, como ocorre com as disciplinas e estágios, ou se apresentaram como exigências legais, como as Atividades Complementares e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade, exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação e é componente curricular obrigatório).

 

24 – O que é ‘aproveitamento de estudos’ ?

O aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de um estudante ter validado no seu curso atual um componente curricular que tenha cursado com aprovação em outro curso no mesmo nível de ensino. O período para protocolo de solicitação de aproveitamento de estudos consta no calendário acadêmico de cada ano letivo. Para obter tal validação é preciso que, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e carga horária do componente curricular curricular atual estejam contemplados no componente curricular já cursado.

 

25 – O que é ‘certificação de conhecimentos’ ?

A certificação de conhecimentos consiste na possibilidade de um estudante ter validados os conhecimentos adquiridos através de experiências previamente vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, com o fim de alcançar a dispensa de um ou mais componentes curriculares da matriz do curso. O período para protocolo de solicitação de certificação de conhecimentos consta no calendário acadêmico de cada ano letivo e, no campus Bento Gonçalves, este procedimento ocorre sob a forma de aplicação de uma prova de certificação/proficiência.

 

26 – O que são as ‘atividades complementares’ ?

Atividades complementares são ações que um estudante pode executar paralelamente às atividades acadêmicas como forma de complementar e enriquecer sua formação. Em alguns cursos, as atividades complementares são obrigatórias. Para saber se determinado curso ofertado no campus Bento Gonçalves exige a realização de atividades complementares, conheça o Projeto Pedagógico do Curso e os regulamentos específicos que determinam a quantidade de horas exigidas e quais atividades são válidas. Atenção: não são validadas como atividades complementares aquelas realizadas em período anterior ao ingresso do estudante em um curso.

 

27 –  Como saber as datas para solicitação de aproveitamento de componentes curriculares, certificação de conhecimentos e validação de atividades complementares?

O estudante deve acompanhar o calendário acadêmico a fim de se apropriar das datas definidas para cada tipo de processo.

 

28 – Como faço para trocar de curso?

A solicitação de transferência interna de curso é regida por editais específicos que são publicados semestralmente, conforme datas definidas no calendário acadêmico. A oferta de vagas para transferência está condicionada à existência de vagas ociosas.

 

29 – Como faço para utilizar o estacionamento do campus?

Para utilizar o estacionamento do campus, é necessário seguir as instruções para cadastro de nosso formulário online. Após o preenchimento, o adesivo pode ser retirado junto ao setor de Infraestrutura (Sala 206 do Bloco A2). Acesso ao Estacionamento: Cadastre-se aqui!

Última atualização em 18/10/2023

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