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Programa Institucional de Bolsas de Ensino


O Programa Institucional de Bolsas de Ensino do IFRS (PIBEN) tem por finalidade apoiar as ações de ensino, caracterizadas como programas ou projetos fomentados por orçamento institucional ou externo, através da concessão de bolsas aos discentes dos cursos técnicos de nível médio e superiores do IFRS.

Projetos contemplados pelo PIBEN em 2025:

  • Python: noções básicas
    • Coordenador: Lucas Pinto Dutra
  • Desenvolvimento de habilidades e competências STEAM por meio da construção e da programação de robôs (edição 2025)
    • Coordenadora: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis
  • Tempo-Livro
    • Coordenador: Jorgemar Teixeira
  • Cosmos, uma Viagem pelo Universo
    • Coordenador: Patrese Coelho Vieira
  • Experimente: Problematizando Experiências
    • Coordenador: Douglas Costa da Silva
  • Confecção e utilização de podcast como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem do componente curricular de Sociologia
    • Coordenadora: Mariana Scussel Zanatta
  • Tutoria de pares com foco na inclusão acadêmica de estudantes com necessidades educacionais específicas
    • Coordenadora: Aline Regina Horbach
  • Curso de Revisão para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III
    • Coordenador: João Cândido Moraes Neves

Documentos importantes:
Edital IFRS nº 25/2024 – Fomento a Projetos de Ensino 2025.
Instrução Normativa Proen Nº 08, de 25 de junho de 2024 – Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento dos programas e projetos de ensino do IFRS, dá outras providências e revoga a Instrução Normativa PROEN/IFRS Nº 03, de 16 de março de 2021.
Instrução Normativa Proen 004/2017 – Regulamenta o Programa Institucional de Estudante Voluntário nos Projetos de Ensino no IFRS.
Resolução N° 022, de 03 de março de 2015 – Programa Institucional de Bolsas de Ensino.


Para conferir os Projetos de anos anteriores do Programa Institucional de Bolsas de Ensino do IFRS – Campus Caxias do Sul, acesse o link: Histórico Projetos de Ensino.

Última atualização em 17/07/2025

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