Início do conteúdo

Aluno de Engenharia do IFRS campus Caxias do Sul é selecionado para intercâmbio nos EUA


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul faz parte das instituições brasileiras participantes do programa internacional de intercâmbio Community College Initiative Program (CCI). Em janeiro de 2021, o setor de Assessoria de Assuntos Internacionais lançou o edital 01/2021 com a oferta de cinco vagas de intercâmbio para os alunos da rede IFRS. A Assessoria de Assuntos Internacionais – órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão – fomenta e desenvolve a cultura de internacionalização através de acordos bilaterais com instituições de ensino e pesquisa mundo afora, cumprindo a missão de desenvolver e capacitar alunos e servidores.  

O Community College Initiative Program (CCI) oferece bolsas de estudo que podem durar até um ano acadêmico cursadas em faculdades comunitárias no território dos Estados Unidos da América. Quem  participa do programa desenvolve habilidades técnicas e obtém certificados em suas áreas de estudo. Além disso, os participantes fortalecem a proficiência no idioma inglês e mergulham na cultura e na vida cotidiana no país norte-americano. O programa oferece intercâmbio em nove áreas do conhecimento: agricultura, engenharia aplicada, gestão e administração de negócios, educação infantil, tecnologia da informação, mídia, segurança pública e gestão de turismo e hotelaria. O programa está vinculado ao Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Governo Americano e volta-se para nações em desenvolvimento econômico na Ásia, América Latina e África para receber estudantes de 11 países.  

Nesse contexto, nosso aluno Eyji Koike Cuff, do nono semestre do curso de  Engenharia de Produção do IFRS campus Caxias do Sul, foi um dos estudantes selecionados para um intercâmbio de 6 meses em Dayton, Ohio, EUA, na Sinclair Community College. Ele está com data de embarque marcada para o final do mês de julho. O edital 001/2021 contou com a participação de nove alunos da rede IFRS. Eyji Koike Cuff foi um dos cinco finalistas. Os participantes desse programa de intercâmbio receberão bolsa de estudos para custear despesas do visto J-1, passagens de ida e volta da cidade de origem do participante para a instituição anfitriã nos Estados Unidos, mensalidades e taxas universitárias, alojamento e alimentação, subsídio para livros, materiais e despesas acessórias, cobertura de acidentes e doenças, em conformidade com o visto recebido pelo aluno. Eyji não esconde a alegria e a ansiedade em participar do programa. Durante a entrevista para esta matéria, ele declarou que “é uma oportunidade única na vida de uma pessoa. Tenho mais é que agradecer a todos os envolvidos!”.  

Os programas de intercâmbio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul têm um papel de extrema importância na formação dos nossos alunos. Eles promovem a fluência em outro idioma, a inteligência emocional, a resiliência e o pluriculturalismo. Desse modo, as ações de internacionalização do IFRS são preponderantes na condução de uma sociedade mais justa e solidária.

Quer saber mais sobre intercâmbio? Conheça os programas oferecidos pelo nosso setor de Assuntos Internacionais pelo link: https://ifrs.edu.br/extensao/assessoria-de-assuntos-internacionais/

 

 

 

Texto: Luciano Cardoso Imagem: freepik.com

Fim do conteúdo