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Veículo elétrico desenvolvido por estudantes do Campus participa de maratona de eficiência energética no Rio de Janeiro 


Pela sexta vez, a Equipe do IFeco representa o IFRS Campus Rio Grande em maratona de eficiência energética. 

 

A equipe IFeco do Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participa pela sexta vez da etapa latino americana da Shell Eco-marathon. A disputa é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética e ocorre de 27 a 30 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro/RJ. A IFeco é composta por 13 estudantes e dois professores e concorre com um um modelo de veículo de alta eficiência energética movido a bateria elétrica. 

Maratonas desse tipo são competições nas quais os protótipos veiculares que consumirem menos energia durante o percurso da prova vencem. O protótipo é um carro em menor escala, que tem o objetivo de percorrer longos trajetos com um menor consumo de eletricidade. O veículo não é adequado para circular nas estradas de rodagem, mas um projeto para desafiar estudantes a pensar, pesquisar e construir modelos com alta eficiência energética. Na Shell Eco-marathon, equipes participam nas categorias de elétricos, gasolina, etanol, hidrogênio e gás natural veicular. 

Apostas na inovação e no trabalho em equipe

O projeto IFeco existe desde 2015. Três versões do veículo foram criadas até o ano de 2023. Neste ano, o grupo desenvolveu um novo protótipo para concorrer na Shell Eco-marathon 2024. A equipe realizou simulações computacionais e estudou materiais que ajudariam a melhorar a eficiência do carro. A principal mudança foi a substituição da fibra de vidro por fibra de carbono no chassi e na carenagem (estrutura que recobre o veículo), o que confere menor peso e comprimento e maior resistência mecânica e ergonomia ao automóvel. 

Foram realizadas também melhorias na eletrônica, no sistema de controle e propulsão. Todas essas mudanças têm a finalidade de contribuir para ultrapassar a antiga marca de 290 quilômetros por quilowatt-hora (Km/kwh) de 2023. A intenção é chegar até os 400km/kwh. 

“Embora o cronograma tenha passado por atrasos por conta das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul e que também atingiram o município de Rio Grande, nos preparamos e trabalhamos arduamente para que tudo ficasse pronto antes da maratona”, explica Serguei Nogueira da Silva, um dos orientadores.

Além dos aspectos físicos do protótipo, “o grande diferencial na participação deste ano é a equipe”, avalia o professor. “Todos os integrantes já participaram da Shell Eco-Marathon 2023, o que agrega experiência e um ótimo entrosamento.” Ele destaca que os estudantes desenvolvem aprendizados técnicos e ainda características como autonomia, resiliência, trabalho colaborativo, gestão de tempo, comunicação, dentre outras habilidades importantes em uma competição. 

Na maratona de 2023 o grupo foi o quarto colocado na categoria bateria elétrica. Na competição de 2022, o veículo da equipe conquistou o segundo lugar na categoria bateria elétrica, atingindo a capacidade para percorrer 225 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh). 

 

Equipe do IFeco (2024)
  • Douglas Senna – estudante de Engenharia Mecânica  (Projeto – Capitão)
  • Karine da Costa – estudante de Engenharia Mecânica (Projeto)
  • Igor Alves – estudante de Engenharia Mecânica (Eletrônica)
  • Gabriel Neves – estudante de Engenharia Mecânica (Mecânica)
  • Cristiano Ferreira – estudante de Engenharia Mecânica (Mecânica)
  • Caio Silva – estudante do Técnico em Fabricação Mecânica (Mecânica)
  • Joana Lima – estudante do Técnico em Fabricação Mecânica (Mecânica)
  • Cristiane Xavier  – estudante do Técnico em Automação Industrial (Eletrônica)
  • Paula Gomes – estudante do Técnico em Automação Industrial (Piloto e Eletrônica)
  • Maicon Franco – estudante do Técnico em Automação Industrial (Eletrônica)
  • Pedro Henrique Oliveira  – estudante do Técnico em Informática para Internet (Marketing)
  • Cássia Silveira –  estudante de Engenharia Mecânica (Marketing)
  • Maiara Cariolick – estudante do Técnico em Automação (Piloto)
  • Serguei Nogueira – professor coordenador
  • André Oldoni – professor coorientador

 

Sobre a  Shell Eco-marathon

A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos da América (EUA) fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Participam da etapa brasileira da Shell Eco-marathon centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros, além de times de outros países da América Latina. 

Saiba mais no site da Shell Eco-marathon Brasil

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