Professores do IFRS Rio Grande em parceria com a UFPel produzem máscaras de proteção

Os professores Vanessa Bosenbecker e Gustavo Teixeira estão em um grupo de trabalho, confeccionando máscaras de proteção, junto a um grupo de servidores da UFPel e outros voluntários da comunidade.

Uma equipe, composta por servidores da Pró reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e do Centro de Artes da universidade, organizou-se para confeccionar máscaras de proteção, as chamadas “face Shields”, que são utilizadas por cima das máscaras N95 e óculos dos profissionais de saúde para proteger o rosto de respingos de produtos químicos e de materiais potencialmente infecciosos.

O modelo desenvolvido pela UFPel é uma alternativa aos que dependem das impressoras 3D. No lugar do suporte de plástico, uma estrutura de esponja serve para prender o EPI à cabeça. A substituição do material, entretanto torna-o descartável já que não haveria como higienizá-los com todos os cuidados que o cenário requer.

De acordo com Otávio Peres, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, o objetivo é a produção para o Hospital Universitário e para as cinco UBSs que têm gestão da universidade.

O material é disponibilizado pela UFPel e os voluntários estão doando sua mão de obra nesse período de trabalho remoto.