Processo Seletivo especial para ingresso de estudantes indígenas recebe inscrições até 23 de janeiro

A partir de 09 de janeiro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe inscrições para o Processo Seletivo especial de ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores de graduação. As inscrições podem ser feitas até 23 de janeiro de 2023, através do site de ingresso.  Não há cobrança de taxa.

Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas. São ofertadas duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12 e a Política de Ação Afirmativa do IFRS.

São mais de 320 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2023 em todos os 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

📌 Sobre a seleção:

A seleção se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico. A prova de redação ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2023, às 10h. O sorteio será no dia 08 de fevereiro de 2023, às 14h.

Informações completas no edital e anexos, disponíveis no site de ingresso.

📌 Cronograma inicial:

09/01 – Publicação do Edital

09 a 23/01 – Período de inscrições

Até 23/01 – Solicitação de Condição Especial para a realização da prova de redação

25/01 – Divulgação da Lista dos candidatos homologados

data a ser divulgada – relação dos candidatos e que precisam realizar a prova prática do Curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre

data a ser divulgada – Prova prática do Curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre

data a ser divulgada – Resultado da Prova Prática do Curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre

10h do dia 31/01 – Prova de Redação

14h do dia 08/02 – Sorteio Público