Início do conteúdo

Processo Seletivo 2023/1: Verificação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos


Os candidatos aprovados em primeira chamada (Sorteio, Prova e EJA) que se autodeclararam pretos ou pardos, além de enviar a documentação para a matrícula via sistema, devem passar por uma comissão de heteroidentificação. A realização dessa etapa é presencial, e para os candidatos concorrendo aos cursos do Campus Rio Grande, vai ocorrer no dia 11 de janeiro de 2023.

O horário e local em que o candidato deverá comparecer, está divulgado nas listas de heteroidentificação, na capa do site de ingresso, através do nome do seu campus e depois a forma de seleção em que está concorrendo, ou então pelo seu nome no buscador de resultados.

 

Como ocorre a verificação

No dia da verificação o candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência do horário que foi agendado, tendo consigo um documento de identificação atualizado com foto. Lembre-se que não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou com mais de dez anos de emissão.

O procedimento é rápido e simples, o estudante terá apenas de responder para a comissão como se autodeclara etnicamente. A comissão utilizará, exclusivamente, o conjunto de características físicas do candidato (critério fenótipo) para a verificação étnico-racial.

A aprovação (deferimento) da autodeclaração racial do candidato não garante a matrícula no IFRS, para isso é preciso seguir os demais procedimentos, conforme as orientações do edital. Mantenha-se atento aos prazos. Caso a autodeclaração não seja aceita (indeferida) e o candidato não concorde, poderá entrar com recurso.

Todas as datas e prazos estão disponíveis no cronograma.

Fim do conteúdo