Premiação dos discentes do IFRS na Operação Cisne Branco 2018

No início do segundo semestre de 2018 o Campus Rio Grande foi procurado pela Marinha do Brasil a fim de que nossos alunos participassem do Concurso de Redação dentro das atividades da “Operação Cisne Branco 2018”.

Dentre os discentes que aceitaram o desafio de participar da atividade, recebemos, na semana passada, a relação dos seguintes discentes premiados no IFRS Campus Rio Grande:

– Paulo Sérgio Nunes da Silva (3A)

– Kimberlly Isquierdo Bongalhardo (1E)

– Alice Rodrigues Cornetet (1E).

Na manhã de 04/12/2018 às 10h, no Anfiteatro do Campus Rio Grande, esses discentes receberam os diplomas e as medalhas referentes a sua classificação, por integrantes da Marinha do Brasil.

O que é a Operação?

A Operação “Cisne Branco” busca despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil.

Consiste em um concurso de redação, realizado em âmbito nacional, versando sobre o tema selecionado e envolvendo alunos do 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. Nesta edição o tema para as escolas do Ensino Médio foi: “Marinha do Brasil: mais do que uma carreira, uma opção de vida”.

Regras: As redações deveriam ser escritas de próprio punho e ter de 20 a 40 linhas. Na avaliação, foram considerados os seguintes critérios:

Conteúdo: Abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação;

Desenvolvimento: concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese;

Domínio da linguagem escrita: correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza no vocabulário empregado;

Criatividade: inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressá-lo com estilo e entusiasmo.

Premiação:

Três primeiros colocados por escola, em cada nível:

– Diplomas e medalhas

Primeiro colocado por cidade, em cada nível:

– Prêmio a ser determinado pelo Distrito Naval

Primeiro colocado por Distrito Naval, em cada nível:

– Prêmio a ser determinado pelo Distrito Naval; e

– Troféu Cisne Branco.

Primeiro colocado nacional, em cada nível:

– Um laptop e um passeio marítimo a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, com acompanhante responsável.

A cerimônia de premiação ocorrerá até 13 de dezembro, durante as comemorações do Dia do Marinheiro, nos respectivos Distritos Navais.

(fonte: https://www.marinha.mil.br/content/o-que-e-operacao)

Parabenizamos, também, aos docentes que acompanharam os estudantes na elaboração das redações.