Plataforma online mapeia evolução e Índice de vulnerabilidade social do país frente ao Covid-19

Sistema foi desenvolvido por professor pesquisador do IFRS – Campus Rio Grande

O cenário de calamidade no Rio Grande do Sul, provocado pela pandemia de Covid-19, ocasionou o fechamento de escolas e o isolamento da comunidade acadêmica. Diante desta realidade, os servidores do IFRS buscam meios de auxiliar a comunidade no enfrentamento desta realidade.

Uma iniciativa é a análise de dados da pandemia. A Plataforma de Análise do Covid-19, desenvolvida pelo professor Tiago Gandra, do Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), é uma ferramenta de informações dos casos do novo coronavírus no Brasil, por municípios e estados. Foram integradas variáveis do censo demográfico de 2010 (IBGE) para o cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) frente ao Covid-19.

Em relação às plataformas existentes, esta tem algumas novidades:

1. Possibilidade de selecionar datas;
  2. Gráfico de evolução (por estados e municípios) com as datas a partir do dia 1 da crise (dia em que o número de casos é maior que 20)
  3. Índice de Vulnerabilidade Social, composto por:
    1. % de população urbana
    2. % de idosos
    3. Nº de moradores por domicílio
    4. Renda média
    5. Nº de leitos (SUS) por habitante

No momento, os pesquisadores estão trabalhando no refinamento do Índice de Vulnerabilidade Social, atribuindo diferentes pesos a cada critério, bem como na análise da correlação entre o IVS e o aumento do número de casos por dia para cada município.

O próximo passo é a integração de simulações (curvas epidemiológicas) também agregadas por Estados e Municípios.

Colaboraram com o desenvolvimento da plataforma, os pesquisadores: Christian Göbel (Furg),  Jarbas Bonetti (UFSC) e Cibele Lima (UFSC).

A plataforma pode ser acessada pelo endereço: