Pedidos de inscrição gratuita no Processo Seletivo de estudantes podem ser feitos até 15 de abril

O período para solicitar a inscrição gratuita no Processo Seletivo de estudantes 2024/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está aberto até a próxima segunda-feira, 15 de abril de 2024. Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00 (a exceção são os cursos EJA, que não têm taxa). Saiba mais a seguir.

📌 Todos os detalhes estão divulgados no edital de isenção da taxa de inscrição, publicado no site ingresso.ifrs.edu.br. É importante a leitura atenta do documento.

📌 Podem pedir a isenção da taxa (inscrição gratuita) os candidatos com renda familiar bruta mensal (salário antes dos descontos) de até 1 salário mínimo por pessoa (R$ 1.412,00 por pessoa) e que estejam inscritos no CadÚnico do governo federal como de grupo familiar de baixa renda. O cadastro deve ter sido atualizado nos últimos dois anos (ou seja, em data posterior a 15 de abril de 2022).

Após a leitura do edital, será necessário:

1. Emitir o Extrato de Consulta Completa do CadÚnico:

• Acesse o site do CadÚnico.
  • Clique em “Entrar com o gov.br”. IMPORTANTE: neste momento, será necessário o acesso do responsável familiar pelo CadÚnico (com o CPF e o login do responsável).
  • Após realizar o login, confira a data da última atualização do cadastro, que deve ser a partir de abril de 2022 – ou seja, em até dois anos (caso não seja, procure o Centro de Referência da Assistência Social – CRAs da sua região para solicitar atualização).
  • Utilize a opção “Consulta ao Formulário” e faça o download do extrato. Você precisará desse pdf para a próxima etapa.

> Acesse aqui um passo a passo mais detalhado para obter o extrato do CadÚnico.

2. Acessar o sistema para solicitar a isenção da taxa do Processo Seletivo do IFRS até 15 de abril de 2024.

• Entre no link do sistema pela capa do site de ingresso do IFRS (clicando, no menu superior, no botão “Solicitação de isenção”).

IMPORTANTE: Nessa etapa, é necessário o login no portal Gov.br com o CPF e a senha do candidato, e não mais do responsável familiar (se ainda não tiver conta no portal gov.br, acesse aqui para saber como criar).

3. Preencher o formulário eletrônico de solicitação de isenção da taxa de inscrição (inscrição gratuita) que estará disponível no sistema do IFRS.

4. Anexar o Extrato de Consulta Completa do CadÚnico, baixado conforme o item 1 deste texto.

📌 Se o candidato não tiver acesso à internet, pode ir presencialmente até o campus do IFRS para o qual pretende concorrer à vaga. Lá são disponibilizados computadores para fazer a solicitação. É importante levar um documento que tenha o número do CPF. Os endereços e horários de atendimento dos campi constam do item 6 do edital.

📌É de responsabilidade do candidato conferir se o pedido de inscrição gratuita foi aceito (deferido), conforme a lista que será divulgada no site de ingresso no dia 16 de abril.

✏️ É importante saber:

– Neste Processo Seletivo, o IFRS está ofertando vagas em cursos para quem já terminou o ensino médio – técnicos subsequentes e graduações – e para quem quer a formação do ensino médio junto com curso técnico por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos são presenciais. São vagas em  oito campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão. Confira a lista de cursos.

– Todos os cursos são gratuitos e presenciais.

– Os interessados precisarão realizar a inscrição no período de 17 a 30 de abril de 2024. Depois, será necessário passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser por prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2018 ou ainda por sorteio entre os inscritos (a forma de seleção pode ser consultada na lista de cursos).

⚠️ATENÇÃO: Mesmo fazendo o pedido de inscrição gratuita será necessário realizar a inscrição no Processo Seletivo (não importa se o pedido foi aceito ou não). A inscrição no Processo Seletivo ocorrerá pelo site de ingresso de 17 a 30 de abril de 2024. Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento para aqueles que não precisarão pagar a taxa ou então um boleto bancário para quem não teve o pedido de gratuidade aceito ou não solicitou e deverá pagar.

– Haverá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo por pessoa, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

– Acesse o site ingresso.ifrs.edu.br para conferir as datas importantes do Processo Seletivo, perguntas frequentes, informações sobre os tipos de cursos, o contato dos campi e outras informações. É nesse site que será disponibilizado também o link do sistema eletrônico de inscrições. Entre no site com frequência, para acompanhar as novidades.

📌 Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/02:
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 08 a 15 de abril
  • Publicação do edital detalhado sobre a seleção de estudantes – 17 de abril
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 14 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho