Início do conteúdo

Oficina de criação de personagens e roteirização subjetiva


Convidamos a todos para participar da oficina de criação de personagens e rotas subjetivas a partir dos graffiti da cidade do Rio Grande.

A proposta surgiu a partir do trabalho de conclusão do curso de Geoprocessamento e projeto de extensão, “Poéticas urbanas: cartografia dos graffiti do município do Rio Grande em 2018“, que propõe-se a disponibilizar através de um mapa dinâmico os graffiti que compõe o espaço urbano do Rio Grande. Objetiva-se acrescentar ao mapa rotas subjetivas guiadas pelo ponto de vista de personagens fictícios, que serão desenvolvidos na oficina em questão.

Em outras palavras, a oficina propõe a personificação dos graffiti da cidade, retirando-os dos muros e levando-os para explorar o espaço. Assim, conforme o fazem, delineiam suas próprias narrativas na mesma medida em que percorrem seus trajetos.

Portanto, objetiva-se oferecer um novo olhar a ser explorado dentro das cidades, buscando conectar o indivíduo com o espaço através da valorização da arte urbana.

A oficina proposta terá duração de 20 horas, divididas em três dias:

  • primeiro dia, 13/09 (quinta-feira), das 13h30 até as 18h00, será destinado ao desenvolvimento dos personagens, após uma apresentação com fim de explicar conceitos e oferecer a base teórica necessária para a construção dos personagens e suas narrativas.
  • No segundo dia, 15/09 (sábado), a oficina começará ás 09h00, pois os participantes realizarão uma saída de campo para desenvolver o trajeto dos personagens desenvolvidos no primeiro dia.
  • última dia, 27/09 (quinta-feira), das 13h30 até as 18h00, por fim, será destinado à apresentação dos resultados obtidos.


Ministrantes:
Daniel Baz dos Santos

Bianca de Oliveira Lempek De-Zotti
Christiano Piccioni Toralles
Raquel Andrade Ferreira

Serão disponibilizadas 21 vagas. A oficina é aberta à comunidade externa e a inscrição deve ser realizada através do e-mail: <[email protected]> .

Fim do conteúdo