Início do conteúdo

NEABI e Grupo Quebrar dos Grilhões promovem atividades nesta sexta-feira


07/05/2018

O Neabi/IFRS Campus Rio Grande conta, entre seus componentes, com o grupo QUEBRAR DOS GRILHOES, que nessa sexta feira, 11 de maio, oferecerá uma rica programação em comemoração à luta de negras e negros pela abolição da escravatura, recordada pela carta da Abolição assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

Abolição

A abolição teve múltiplas faces e sua conquista adveio da ação de mulheres e homens negras e negros que lutaram tanto por meio de fugas em massa das senzalas, pela compra de suas alforrias ou pela ação judicial em benefício da libertação de outros escravizados. Também o movimento abolicionista brasileiro contou com a presença de figuras ilustres como a de Luis Gama, que conseguiu a alforria de centenas de escravizados.

Para a reflexão sobre o significado social rico de um processo histórico ainda a ser compreendido, a comunidade do IFRS está convidada a celebrar a negritude e a liberdade na caminhada para a construção de uma sociedade diversa e igualitária.

PROGRAMAÇÃO:

14h: Roda de conversa Sobre Vivências do Negro em Meio a Sociedade

15h: Intervalo entre as atividades

15h15: Oficina de Empoderamento Racial (Mulher Negra e seu Cabelo como Representatividade), Beleza Negra e Tranças (Simultânea)

16h: Mistica Afro com Desfile de Vestimenta Afro como Resistência.

Todas essas atividades serão ministradas pelo Grupo Quebrar dos Grilhões do NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indigenas) IFRS.

Fim do conteúdo