NAPNE promove Seminário intitulado “Autistas Crescem – Vivências Atípicas”

No dia 11 de novembro de 2023, o IFRS – Campus Rio Grande, através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), apoiou a realização do Seminário intitulado “Autistas Crescem – Vivências Atípicas”, organizado pela Psicóloga Pâmela Gonçalves, contando ainda com apoio de outras instituições como Academia do Autismo e Instituto multiTEA.

O evento, iniciado às 13 horas, teve como objetivo principal tratar sobre aspectos do universo de adolescentes e jovens autistas, em seus contextos familiares, escolares, terapêuticos e sociais.

Foram ministradas palestras presenciais e a distância por meio de vídeo-conferência. Questões como as políticas públicas para pessoas adultas no TEA, foi muito profundamente abordado pela Dra. Renata Tibiriça (Defensora Pública e Professora/São Paulo). A questão dos desafios escolares para o ensino de adolescentes e adultos no TEA, foi discursado e dialogado com os presentes pela Coordenadora do NAPNE IFRS – Campus Rio Grande, Enf.ª Dr.ª Carla Regina André Silva.

Na sequência, o “Projeto PRF amiga dos Autistas”, foi trazido pelo Policial Rodoviário Federal/DF e ativista da causa TEA, Fernando Cotta.

Por fim, o encerramento teve seu ponto alto com uma Roda de Conversa, intitulada “Famílias no Espectro”, com a participação de Eliseu Acácio, Bernadeth, Pâmela Gonçalves, Sophia Mendonça, Jéssica Gentil, Ana Clara Tissot, Vithória Lima, Nadia Rodrigues, Marcus Gomes e Jordana Aline.

Dentre os ouvintes que lotaram o Anfiteatro Earle Barros, do IFRS – Campus Rio Grande, pudemos contar com a presença de familiares, professores, terapeutas, ativistas e pesquisadores sobre TEA, além de autoridades locais como o Prefeito da cidade de Rio Grande, Fábio Branco, vereadores locais e o Deputado Federal riograndino, Alexandre Lindenmeyer.

O público ouvinte teve participação ativa durante todo o evento. Questionamentos e contribuições pertinentes à causa do TEA fizeram do evento uma oportunidade de crescimento sobre o tema através das trocas de informações e experiências.

No canal do NAPNE IFRS – Campus Rio Grande no Youtube, você pode conferir um pouco sobre o evento, em 2 vídeos que produzimos.

Vídeo 1) Overview – Evento “Autistas Crescem” – link: https://www.youtube.com/watch?v=phZHLARRTZg

Vídeo 2) Palestra: dos desafios escolares para o ensino de adolescentes e adultos no TEA – Coordenadora do NAPNE IFRS – Campus Rio Grande, Enf.ª Dr.ª Carla Regina André Silva – link: https://www.youtube.com/watch?v=SNaOKyc8GpM