Início do conteúdo

Inscrições para professor bolsista do programa Envelhecer nos Territórios se iniciam em 09 de março


Estarão abertas,  a partir de sábado, 09 de março de 2024, as inscrições para a seleção de bolsista para o cargo de professor do Programa Envelhecer nos Territórios. A vaga é para atuar no curso de extensão “Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) de forma presencial no IFRS Campus Rio Grande. 

Como requisito é preciso ter curso de graduação em Ciências da Saúde ou Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas e formação continuada ou experiência/trabalho voltado à Pessoa Idosa. Pode concorrer à vaga, qualquer pessoa que preencha os requisitos, independente de ser ou não servidor de instituição pública federal, estadual ou municipal. 

A remuneração será de R$ 150,00, por hora aula, considerando que o curso tem um total de 40 horas.  O bolsista deverá ter disponibilidade para ministrar aulas e participar das demais atividades programadas para o curso, nos dias, turnos e horários estabelecidos pelo supervisor do curso e/ou coordenador do Programa no âmbito do IFRS. As atribuições do cargo, bem como outras informações estão descritas no Edital Proex 06/2024.

As inscrições podem ser feitas até 17 de março de 2024, através de formulário eletrônico disponível no edital, no qual também consta a lista de documentos necessária para envio no momento da inscrição.

 

Processo de seleção

A seleção do bolsista será por análise técnica documental. Somente serão analisados os documentos de acordo com a pontuação discriminada no anexo I do edital. A nota final de cada candidato será a soma dos pontos atribuídos na análise. A classificação obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos. Em caso de empate, será selecionado o candidato com maior idade, maior tempo no serviço público, e, persistindo, será realizado sorteio. 

 

Sobre o Programa

O Programa Envelhecer nos Territórios é uma  iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Programa pretende resgatar a importância do local onde vivem as pessoas idosas e suas referências de vida, a partir da criação de condições de suporte à vida das pessoas idosas no que se refere à garantia dos direitos humanos, em especial à proteção social e cidadania.

Fim do conteúdo