Início do conteúdo

IFRS Rio Grande em parceria com a FURG fabrica protetores faciais


O professor Carlos Rodrigues Rocha do Curso Técnico em Automação Industrial está participando da fabricação de máscaras faciais, modelo FaceShield v10, através do processo de manufatura aditiva FDM (Filament Deposition Method), popularmente conhecida como impressão 3D.

A iniciativa é do C3/FURG, através do projeto iTecCorona, reunindo voluntários de toda a cidade do Rio Grande e laboratórios da FURG para a impressão dos suportes das referidas máscaras, que depois são montadas com chapas de acetato de 0.6mm encaixadas nos suportes.

A impressora (pessoal) tem funcionado 15 horas ininterruptas por dia, há 12 dias, tendo confeccionado aproximadamente 80 suportes (2 a cada 1h50min). O filamento utilizado é o PLA (poliácido lático), que é biodegradável e atóxico). As máscaras foram avaliadas pelo Hospital Universitário e aprovadas, e estão sendo distribuídas para os agentes de saúde de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. Até o momento, o grupo confeccionou por volta de 550 máscaras faciais.

 

 

Fim do conteúdo