Estude no IFRS: Inscrições para o Processo Seletivo 2024/01 vão até 23 de outubro

Interessados em concorrer a uma vaga em cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos e cursos superiores de graduação do IFRS Campus Rio Grande podem se inscrever até 23 de outubro de 2023.

Os interessados em estudar no Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano têm até a próxima segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023, para fazer a inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2024/01.

São 490 vagas em 15 cursos presenciais gratuitos. Os documentos com informações e orientações (editais) podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

Confira os cursos com inscrições abertas
CURSOS DE GRADUAÇÃO – ENSINO SUPERIOR
  • Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 25;
  • Bacharelado em Engenharia Mecânica – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 25;
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Turno: noite – Vagas: 30;

Formas de seleção dos estudantes: prova do IFRS (exame de seleção) ou uso da nota do Enem (de 2018 até a atual) – o candidato faz a opção no momento da inscrição.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO*
  • Técnico em Automação industrial – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 36;
  • Técnico em Eletrotécnica – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 48;
  • Técnico em Fabricação Mecânica – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 40;
  • Técnico em Geoprocessamento – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 34;
  • Técnico em Informática para a Internet – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 30;
  • Técnico em Refrigeração e Climatização – Turnos: manhã e tarde – Vagas 36.

Forma de seleção dos estudantes: prova do IFRS.

* ensino médio com o técnico profissionalizante ao mesmo tempo

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO**
  • Técnico em Automação Industrial – Turno: noite – Vagas: 36;
  • Técnico em Eletrotécnica – Turno: noite – Vagas: 40;
  • Técnico em Enfermagem – Turno: tarde – Vagas: 20;
  • Técnico em Fabricação Mecânica – Turno: noite – Vagas: 30;
  • Técnico em Geoprocessamento – Turno: noite – Vagas: 20;
  • Técnico em Refrigeração e Climatização – Turno: noite – Vagas: 40.

**formação técnica profissionalizante para quem já tem o ensino médio completo

As informações completas estão nos editais e na lista de cursos.

Como fazer a inscrição
As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico até o dia 23 de outubro. O link está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00, de acordo com o tipo de curso e a forma de seleção. O boleto poderá ser pago até o dia 25 de outubro de 2023.

Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no  site ingresso.ifrs.edu.br,  até 23 de outubro, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

·         Saiba mais sobre a reserva de vagas

Confira as principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01:

Inscrições – até 23/10/2023

Pagamento da taxa de inscrição – até 25/10/2023

Prova – 03/12/2023

Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.