Estude no IFRS: Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2024/01

São 490 vagas em cursos de ensino médio integrado ao técnico, cursos técnicos e cursos de graduação, todos gratuitos.

Quem tem interesse em estudar no Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano já pode fazer a inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2024/01. São 490 vagas em 15 cursos presenciais gratuitos. Os documentos com informações e orientações (editais) foram publicados e podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

CURSOS DE GRADUAÇÃO – ENSINO SUPERIOR
  • Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 25;
  • Bacharelado em Engenharia Mecânica – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 25;
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Turno: noite – Vagas: 30;

Formas de seleção dos estudantes: prova do IFRS (exame de seleção) ou uso da nota do Enem (de 2018 até a atual) – o candidato faz a opção no momento da inscrição.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO*
  • Técnico em Automação industrial – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 36;
  • Técnico em Eletrotécnica – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 48;
  • Técnico em Fabricação Mecânica – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 40;
  • Técnico em Geoprocessamento – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 34;
  • Técnico em Informática para a Internet – Turnos: manhã e tarde – Vagas: 30;
  • Técnico em Refrigeração e Climatização – Turnos: manhã e tarde – Vagas 36.

Forma de seleção dos estudantes: prova do IFRS.

* ensino médio com o técnico profissionalizante ao mesmo tempo

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO**
  • Técnico em Automação Industrial – Turno: noite – Vagas: 36;
  • Técnico em Eletrotécnica – Turno: noite – Vagas: 40;
  • Técnico em Enfermagem – Turno: tarde – Vagas: 20;
  • Técnico em Fabricação Mecânica – Turno: noite – Vagas: 30;
  • Técnico em Geoprocessamento – Turno: noite – Vagas: 20;
  • Técnico em Refrigeração e Climatização – Turno: noite – Vagas: 40.

**formação técnica profissionalizante para quem já tem o ensino médio completo

As informações completas estão nos editais e na lista de cursos.

Como fazer a inscrição
As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico até o dia 23 de outubro de 2023. O link está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00, de acordo com o tipo de curso e a forma de seleção. O boleto poderá ser pago até o dia 25 de outubro de 2023.

Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no  site ingresso.ifrs.edu.br,  até 23 de outubro, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

·         Saiba mais sobre a reserva de vagas

Confira as principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01:

Publicação dos editais com os detalhes do Processo Seletivo – 28/09/2023

Inscrições – de 28/09 a 23/10/2023

Pagamento da taxa de inscrição – até 25/10/2023

Prova – 03/12/2023

Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.