Estudantes de engenharia mecânica do campus Rio Grande apresentam os resultados do Projeto Integrador I para os gestores da Refinaria Riograndense

Os estudantes do curso superior de engenharia mecânica do IFRS campus Rio Grande apresentaram hoje (19), às 13h30min os resultados do Projeto Integrador I para os gestores da Refinaria Riograndense.

O projeto desenvolvido pelos estudantes ANDERSON SOUZA DA SILVA, DOUGLAS SENNA COSTA RODRIGUES e LUCAS MANSUR LUCAS COSTA foi executado em duas etapas. A primeira etapa consistiu na inserção das informações de manutenção dos equipamentos industriais da Refinaria no software de manutenção SIGMA 4.0 – Sistema Gerencial de Manutenção. A segunda etapa consistiu na Modelagem Computacional para Avaliação Termo Fluídica de um Trocador de Calor E-106.

O trabalho teve a orientação dos professores Ivoni Carlos Acunha Junior e Klunger Arthur Éster Beck, com a supervisão direta dos engenheiros mecânicos Márcio P. Duarte e Michael R. F. Santos, ambos da Área de Manutenção da Refinaria Riograndense. O trabalho executado pelos estudantes é decorrente de um Acordo de Parceria para Cooperação Técnica, celebrados entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS e a Refinaria de Petróleo Riograndense.