Encerramento do Curso de Formação Docente na área de Iniciação Tecnológica

No sábado, dia 18 de novembro, foi finalizado o curso de formação docente “Introdução à programação com Scratch para professores do ensino fundamental”. A ação extensionista integra o projeto TECNOMAKER 4.0, promovido pelo IFRS campus Rio Grande (coordenado pelos professores Raquel Barbosa e Serguei Silva) em parceria com a INSIGHT Consultoria Educacional e Corporativa.
O curso, com duração de 21 horas, aconteceu no Centro de Integração Tecnológica-CITEC/IFRS e foi ministrado pelos professores Mairon Belchior e Fernanda Antoniolo, objetivando oportunizar o desenvolvimento de competências tecnológicas docentes, tendo em vista a construção de recursos pedagógicos digitais com a ferramenta Scratch. A ideia central é oferecer aos professores a possibilidade de agregar estímulos emocionais competentes para motivar os estudantes no processo de aprender, inovando a prática pedagógica.
A participação efetiva dos professores culminou em um resultado exitoso, sendo que cada um dos participantes explorou o conhecimento científico na sua área de atuação através de animações, jogos e/ ou histórias.
O projeto TECNOMAKER, que já atendeu cerca de 700 estudantes das redes públicas estadual e municipal, agora atende as demandas docentes do município. Para 2024 estão previstas novas ofertas deste curso.
Maiores informações sobre o projeto podem ser encontradas em @tecnomaker4.0