Encerramento da Oficina Piloto “TecnoMaker4.0

No dia 22 de setembro foi realizado o encerramento da Oficina Piloto “TecnoMaker4.0: Programação, Robótica e Modelagem 3D”. Esta oficina é parte do projeto de extensão “Pensamento Computacional, Cultura Maker e Robótica Educacional no contexto da Economia 4.0: Uma proposta para o Ensino Fundamental da cidade de Rio Grande/RS” (selecionado na Chamada Pública IFES 03/2020), coordenado pela professora Raquel Barbosa, juntamente com os professores Serguei Silva, Rafael Betito e Fernanda Carvalho .

O projeto conta com uma parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande e a Secretaria Municipal de Educação, tendo como objetivo principal a iniciação tecnológica no ensino fundamental das escolas públicas de Rio Grande, através da oferta de oficinas “mão na massa”, onde os alunos aprendem fazendo.

A primeira oficina realizada foi uma Oficina Piloto, para alunos do IFRS, através da utilização das ferramentas digitais Scratch e TinkerCad. O Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para que os usuários possam desenvolver seus próprios projetos. E o TinkerCad foi utilizado tanto para o trabalho com Arduino quanto para a Modelagem 3D. O material foi disponibilizado de forma digital e os encontros ocorreram online. Ao final da oficina os alunos receberam kits de robótica para uma aula prática (online) onde puderam colocar a mão na massa utilizando os conceitos trabalhados.

A oficina foi preparada e ministrada pelos bolsistas do projeto, que são alunos dos cursos técnicos Informática para a Internet e Automação Industrial, e de Engenharia Mecânica.

Confira a galeria: