Divulgada a lista dos candidatos que vão realizar a reaplicação da prova do Processo Seletivo 2022/1

Está divulgada, no site de ingresso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a lista de candidatos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que irão realizar a reaplicação da prova do Processo Seletivo 2022/1. Esta lista contempla os inscritos que comprovaram isolamento domiciliar devido à Covid-19 (conforme item 8 do edital), impossibilitando-os de comparecer para a prova na data normal de aplicação. Para esses, será realizada uma prova no dia 18 de dezembro de 2021, sábado, às 14h, conforme retificação do Edital nº 77/2021.

Vale lembrar que estão aplicando provas presenciais para a seleção de candidatos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio apenas os campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis. Nos demais campi, a seleção será realizada por sorteio público (no dia 14 de dezembro) entre os inscritos nos cursos técnicos integrados (confira ao final do texto como será a seleção para os outros tipos de curso). Todas as orientações são publicadas no site de ingresso. Acesse o cronograma com todas as datas do Processo Seletivo 2022/1.

📌Etapas importantes do cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

Reaplicação da prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos campi que optaram por esse formato de seleção: 19 de dezembro de 2021

Gabarito preliminar da reaplicação da prova: 20 de dezembro de 2021

Recursos quanto ao gabarito: 21 e 22 de dezembro de 2021

Gabarito definitivo: 28 de dezembro de 2021

Classificação dos candidatos e primeira chamada para pré-matrículas: 11 de janeiro de 2022

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre essa e outras informações.

📝 Como será a seleção de estudantes nos demais tipos de cursos ofertados pelo IFRS neste Processo Seletivo 2022/01:

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).