Curso Programando na Escola com Scratch ofertado em parceria do IFRS Campus Rio Grande com a SMED de Pelotas

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande, deu início, nos dias 16 e 18 de agosto, ao Curso Programando na Escola com Scratch nas seguintes escolas: Maria Helena de Vargas e Dr. Mário Meneghetti. Os encontros tiveram a participação de aproximadamente 60 alunos e foram ministrados pelos professores e bolsistas do IFRS, juntamente com as professoras referência dos Laboratórios de Informática das respectivas escolas, além da presença das coordenadoras do CETEP/SMED.
No primeiro encontro, os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental tiveram um momento inicial de apresentação dos colegas, dos professores e dos temas que serão abordados durante o curso, além da realização de dinâmicas e atividades interativas na Plataforma Scratch. Já nesta semana os encontros tiveram os primeiros passos para programação, momento muito esperado pelos alunos.
O curso terá 10 encontros em cada uma das respectivas escolas e apresenta como objetivo o ensino de conceitos relacionados à programação e o desenvolvimento do raciocínio lógico, por meio de atividades lúdicas relacionadas ao contexto em que os alunos estão inseridos. Para isso, será utilizada a Plataforma gratuita “Scratch”, que é um software que utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem para que os usuários possam desenvolver seus próprios projetos (histórias interativas, jogos, animações).
A Secretária Adriane Silveira acredita que os resultados sejam positivos no que se refere a aprendizagem dos alunos que participam deste projeto com relação a ampliação dos conhecimentos voltados ao uso das tecnologias digitais e ao pensamento computacional.