Confira dicas e prepare-se para a prova de seleção de estudantes do IFRS

Para cursar o ensino médio com o técnico, fazer um curso técnico ou superior de graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é preciso participar de um processo seletivo. A forma de seleção varia conforme o campus e o curso de interesse, e é divulgada juntamente com o edital (documento com informações) de cada Processo Seletivo de estudantes.

Para a maior parte das opções é preciso passar por uma prova. Com o objetivo de auxiliar os interessados em concorrer, seguem dicas para a etapa de preparação para as provas.

📖 Pré-IFRS

O Pré-IFRS tem atividades preparatórias gratuitas e a distância (EaD) baseadas em conteúdos de provas simuladas de processos seletivos anteriores próprios e de outras instituições, a maioria resolvida e comentada pelos professores. É possível também ter acesso a informações sobre o IFRS e seus campi. Qualquer interessado pode fazer a inscrição gratuitamente de forma on-line e já começar.

São três tipos de atividades preparatórias:

– voltadas para quem quer se preparar para os cursos de ensino médio com o técnico integrado e para os cursos concomitantes ao ensino médio;

–  direcionadas para os interessados nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio; e

– destinada aos candidatos aos cursos superiores.

Mais informações e inscrições no site Moodle do IFRS.

📖 Provas de Processos Seletivos anteriores

Outra forma de se preparar com antecedência é conferir as provas dos Processos Seletivos anteriores do IFRS, que estão disponíveis no site de ingresso, juntamente com os gabaritos.

📌Conteúdo das provas

O conteúdo das provas é informado nos anexos dos editais de cada Processo Seletivo. Os editais são documentos com informações detalhadas sobre a seleção de cada tipo de curso. É preciso ficar atento, pois os editais são publicados próximo ao período de inscrições: normalmente em abril, para o processo de meio do ano; e em setembro, para o ingresso no início do ano.

📌Fique ligado!

Atualmente, o IFRS está com o Processo Seletivo 2024/02 aberto, para ingresso no segundo semestre. São vagas em 34 cursos para quem já tem o ensino médio completo (cursos técnicos subsequentes e graduações) e para quem quer fazer o curso de ensino médio integrado ao técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para saber mais, acesse o site do Processo Seletivo 2024/02.