Campus Rio Grande inaugura Galeria de Diretores Prof. Dr. Osvaldo Casares Pinto

Em uma cerimônia marcada pela emoção, foi inaugurada a Galeria de Diretores do Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Professor Doutor Osvaldo Casares Pinto. O evento ocorreu no dia 13 de dezembro de 2018, juntamente com o descerramento de uma placa em homenagem à Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A galeria e a placa estão localizadas na entrada do Gabinete do diretor-geral.

A galeria conta com a fotografia dos 11 diretores-gerais que a unidade já teve desde a sua criação como Colégio Técnico Industrial (CTI), o qual era vinculado à Furg. A placa homenageia a Furg por este vínculo existente com o CTI e, por consequência, com o IFRS.

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem ao primeiro diretor do CTI, Ivo Pereira Braga, que atualmente tem 95 anos e foi representado no evento por sua neta, Carolina Braga Dias.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, agradeceu pelos dez anos de parceria e apoio da Furg na transição de CTI para campus do IFRS. Destacou também que cada diretor homenageado com a imagem na Galeria foi muito importante para que a instituição chegasse onde chegou.

O atual diretor-geral do Campus Rio Grande,  Alexandre Machado, também expressou gratidão ao primeiro diretor, professor Ivo Braga, e a “todos que contribuíram para a história e para o desenvolvimento da Furg e do IFRS”. Lembrou, emocionado, de quando houve a opção do CTI por tornar-se campus do IFRS, frisando que a decisão atualmente se confirma como acertada. Destacou ainda que as oportunidades oferecidas pelos Institutos Federais modificam a vida das pessoas e saber disso é uma motivação para continuar trabalhando com alegria.

A reitora da Furg, Cleuza Maria Sobral Dias, complementou que o município de Rio Grande e a região são privilegiados por terem um Instituto Federal e uma Universidade Federal, que oferecem ensino de qualidade. Cleuza entregou um certificado parabenizando o IFRS pelos 10 anos de atuação.

Compõem a galeria os diretores: Ivo Pereira Braga (1964); Mário Alquati (1964 – 1973) in memoriam; Earle Barros (1973 – 1983) in memoriam; Hugo Guimarães Passos (1984 – 1986); Paulo Renato Perez dos Santos (1987 – 1988); Dinarte Pereira Gomes (jan 1989 e out 1989) in memoriam; Luis Humberto Ferrari Loureiro (out 1989 – 1990 / 1991 – 1992 / 1993 – 1996); Alexandre Jesus da Silva Machado (1997 – 2000 / 2016 – 2019); José Luiz Lima de Azevedo (2001 – 2004); Osvaldo Casares Pinto (2005 – 2012) in memoriam; Luiz Angelo Sobreiro Bulla (2013 – 2015).

Confira as imagens:

Atual diretor-geral do Campus Rio Grande, Alexandre Jesus da Silva Machado

Diretor do campus; reitora da Furg, Cleuza Dias; e reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck

Carolina Braga Dias recebeu placa representando o avô, Ivo Braga

Gestores do IFRS: Daiane Toigo Trentin (Proex); reitor Júlio Xandro Heck; Carmen Lenira de Ávila Pinto (esposa do ex-reitor Osvaldo Casares Pinto); Amilton de Moura Figueiredo (Prodi); Marlova Benedetti (Proex); Eduardo Girotto (Proppi)

Alexandre, Júlio e Cleuza descerraram placa em homenagem ao vínculo do campus com a Furg

Reitora da Furg entregou certificado de homenagem ao diretor do Campus e ao Reitor do IFRS