Início do conteúdo

Campus Rio Grande do IFRS passa a contar com curso de Arquitetura e Urbanismo


Interessados em atuar no mercado da construção civil e planejamento urbano têm à disposição uma nova oportunidade: o  curso superior de graduação em Arquitetura e Urbanismo que será ofertado gratuitamente pelo Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão 25 vagas no próximo Processo Seletivo de estudantes, com previsão de inscrições no mês de setembro de 2023 e início das aulas no primeiro semestre de 2024. As aulas ocorrerão no turno da tarde, com duração de dez semestres.

O currículo do curso abrange componentes que vão do projeto arquitetônico predial até o planejamento e desenho urbano, paisagismo, memória e patrimônio, representação gráfica, estruturas e outros sistemas que compõem projetos complementares. Aborda também conforto ambiental, topografia e geotecnologias, dentre outras possibilidades de atuação profissional. Uma formação que busca preparar os estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos da área.

Uma das principais características é a ênfase na sustentabilidade e na interdisciplinaridade. Os alunos serão estimulados a desenvolver projetos que considerem aspectos ambientais, sociais e econômicos, buscando soluções benéficas tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. Além disso, os conhecimentos técnicos serão aliados ao estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos estudantes. Por meio de projetos, pesquisas e discussões, eles serão incentivados a analisar e compreender as demandas da sociedade, propondo soluções inovadoras e sustentáveis. 

Estrutura

Com uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados dedicados ao curso, o prédio que abrigará a Arquitetura e Urbanismo conta com instalações de laboratórios de materiais de construção civil, conforto ambiental e maquetaria. Terá ainda dois ateliers de projetos equipados com computadores e softwares específicos, salas de aula com mostruários de materiais e componentes, proporcionando um ambiente adequado para a aprendizagem teórica e prática.

O corpo docente é composto por  19 professores, sendo 11 doutores,  sete mestres e  um especialista. 

Benefícios para Rio Grande e cidades vizinhas

A formação abrangente pretende preparar os futuros profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos e contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades em que atuarão. Eles estarão aptos a contribuir para a preservação e revitalização de construções históricas, o planejamento e desenvolvimento de projetos que valorizem o potencial turístico da região; bem como o desenvolvimento de projetos que promovam a inclusão social, a melhoria da infraestrutura urbana e a qualidade de vida nas comunidades.

Poderão projetar edificações que sejam eficientes em termos energéticos e promover o equilíbrio ecológico, a sustentabilidade e a qualidade de vida por meio da criação de áreas verdes, arborização viária e paisagismo urbano.

Processo seletivo

A seleção de estudantes ocorrerá por meio de prova própria ou do uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Acompanhe o site ifrs.edu.br e as redes sociais @IFRSOficial para saber mais sobre o Processo Seletivo de estudantes 2024/01. Em breve serão divulgadas informações. 

 

Texto: Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS

Fim do conteúdo