Início do conteúdo

Atenção candidatos do PS 2026/02. Confira os locais de prova


Os locais de realização das provas do Processo Seletivo de Estudantes 2026/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) serão divulgados nesta sexta-feira, 22 de maio de 2026, no site ingresso.ifrs.edu.br.

Os candidatos devem conferir atentamente o local, endereço e demais informações sobre o exame e guardar esses dados até o dia da prova.

As provas ocorrerão no domingo, 31 de maio de 2026, para os cursos que possuem essa forma de seleção.

🖋️ Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio


A prova terá duração de três horas e trinta minutos, com início às 8h30 (horário de Brasília). Os candidatos devem comparecer ao local com uma hora de antecedência, portando documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

Os portões serão abertos às 7h45.

Estrutura da prova: 40 questões objetivas, sendo:

  • 10 de Matemática e suas Tecnologias;
  • 10 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 10 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Será eliminado o candidato que não acertar pelo menos uma questão.

🖋️ Cursos Superiores de Graduação


A prova terá duração de quatro horas e trinta minutos, conforme previsto em edital, iniciando às 8h30 (horário de Brasília). Os candidatos devem chegar ao local até as 7h30, portando documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

A estrutura da prova inclui 45 questões objetivas das áreas de (confira abaixo) e prova de redação.

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
⚠️ Orientações importantes
  • Pontualidade: não será permitida a entrada após o horário estabelecido nem em local diferente do indicado para a prova.
  • Documento obrigatório: é necessário apresentar documento original com foto, físico ou digital, em bom estado de conservação. Não serão aceitas cópias, mesmo autenticadas.
  • Objetos eletrônicos: celulares, relógios digitais, fones de ouvido, calculadoras e demais aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados conforme orientação da fiscalização.
  • Garrafa de água: é permitido levar garrafa transparente para consumo durante a prova.
  • Acesso às salas: somente o candidato poderá permanecer no local de prova. Recomenda-se evitar aglomerações nos portões de entrada.

📌 O Processo Seletivo 2026/02 conta com vagas para cursos técnicos e superiores em diferentes campi do IFRS, entre eles Alvorada, Canoas, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Vacaria, Viamão e Zona Norte (Porto Alegre)

📎 Para mais informações, editais e cronograma completo, acesse o site oficial do processo seletivo:
Processo Seletivo IFRS 2026/02

Fim do conteúdo