Assembleias para aprovação de propostas para Organização Didática ocorrerão no Campus Rio Grande

Como sabemos, a Organização Didática (OD) do IFRS está passando pelo processo de revisão. Chegamos no momento de discutir e aprovar, em assembleia, as propostas recebidas.

De acordo com as orientações da Proen, será garantido o mínimo de três assembleias em cada campus, contemplando os diferentes turnos de funcionamento, de modo a possibilitar a ampla participação da comunidade. As datas previstas para realização  no campus Rio Grande são:

• 14/05 (terça-feira): 12h30-14h
  • 16/05 (quinta-feira): 18h-19h30
  • 17/05 (sexta-feira): 12h30-14h. Essa última poderá se estender, no caso da não votação de todas as propostas.

Como será o procedimento das assembleias?

As assembleias têm por competência discutir, aprovar ou rejeitar, em parte ou na totalidade, o conteúdo das propostas apresentadas pela comunidade acadêmica do campus, definindo apenas uma proposta por artigo, com justificativa.

A assembleia será coordenada por membros da Comissão Local.

Instaurada a assembleia, o seu coordenador fará a leitura, com uso de recursos multimídia, de cada proposta enviada no prazo estabelecido no cronograma, anteriormente divulgado.

As propostas serão apreciadas conforme a sequência dos artigos da OD. Para cada artigo, serão discutidas pela assembleia e avaliadas na seguinte ordem:

I. Propostas de exclusão de artigos;

II. Propostas de alteração de artigos;

III. Propostas de inclusão de novos artigos.

As deliberações realizadas pela assembleia não voltarão à pauta.

O tempo máximo de defesa ou contradição de proposta é de 3 (três) minutos.

Após as defesas, a coordenação consultará a assembleia sobre a necessidade de novas intervenções para tirar dúvidas dos participantes passando, a seguir, à etapa de pedidos de esclarecimento ou de votação.

A coordenação dos trabalhos poderá conceder, em qualquer momento, um prazo de até 10 minutos de intervalo para que os presentes possam se reunir a fim de redigir uma proposta consensual, se necessário.

Cada presente na assembleia terá direito a 01 (um) voto. É vedado o voto por procuração.

Conheça a Comissão Local de Revisão da OD.

Marise Xavier Gonçalves (Titular – DEN);

Franciane de Lima Coimbra (Suplente – DEN)

Gustavo Borba de Miranda (Titular – Docente)

Luiz Humberto Ferrari Loureiro (Suplente – Docente)

Alba Cristina Santos Salatino (Titular – Coordenação Pedagógica)