Alunos do Curso de Automação Industrial do Campus Rio Grande são destaque na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Robótica

As olimpíadas científicas são uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens utilizada em praticamente todo o mundo, e tiveram seu início no Brasil em 1978. O Campus Rio Grande participa destes eventos desde a época em que era CTI-FURG. Existem olimpíadas em diversas áreas do conhecimento, como  Física, Robótica, Matemática, História e Astronomia.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) destina-se a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e apresenta duas modalidades: Teórica e Prática. A Teórica consiste de provas que avaliam os conhecimentos dos alunos em diversas áreas do conhecimento usando problemas ligados à robótica, e a Prática consiste em competições de robôs construídos e programados por alunos. Este ano o Campus Rio Grande está participando pela primeira vez da OBR, nas duas modalidades. A primeira fase da modalidade Teórica ocorreu em 07 de junho, e os resultados revelaram que dos 37 classificados para a segunda fase no estado do Rio Grande do Sul, 8 são alunos do curso de Automação Industrial deste Campus  (21,6% do total do estado).

A segunda fase da modalidade Teórica ocorrerá no dia 23 de agosto e a primeira etapa estadual na modalidade Prática ocorrerá em 25 de agosto na UNISINOS em São Leopoldo, para a qual o Campus Rio Grande participará com 7 equipes.

A final nacional integrará o Evento Robótica 2019, que ocorrerá em Rio Grande na FURG entre os dias 21 e 26 de outubro.

Desejamos sucesso aos participantes.