Aluno do IFRS Campus Rio Grande é premiado na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais 2022

Entre os dias 19 e 21 de maio, uma delegação composta por 14 estudantes e 4 professores de 7 campi do IFRS, representou a instituição na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais 2022 (OMIF), que foi realizada no IFCE Campus Fortaleza. O Campus Rio Grande teve a representação do estudante Wendel de Lemos Coelho, atualmente no 2º ano do curso técnico integrado em informática, que foi acompanhado pelo professor Antônio Esperança.

A OMIF foi criada em 2018, no chamado “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros, com a proposta de integrar alunos dos IFs de todo o país. A 1ª fase da olimpíada foi realizada em cada campus inscrito e a 2ª fase, além da prova para os alunos classificados, foi um evento com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais, voltadas à ampliação do conhecimento matemático e à integração entre estudantes e professores da rede federal de ensino, o que reitera a importância da participação dos estudantes e dos coordenadores locais no evento.

Os alunos do IFRS obtiveram um excelente resultado, sendo o melhor resultado do IFRS em todas as edições que participou. Foram mais de 7000 alunos participantes da 1ª fase, sendo em torno de 300 classificados para a 2ª fase. Nosso representante Wendel de Lemos Coelho trouxe na mala uma das pouco mais de 60 medalhas do evento. Ele obteve MEDALHA DE BRONZE e estamos todos muito felizes com esse resultado.

Cabe ressaltar que o Wendel foi o estudante que fez a viagem mais longa de todos os participantes dessa edição da OMIF, a viagem foi de aproximadamente 4500 km.