Início do conteúdo

Alunos do Campus Rio Grande participam de novas fases da Olimpíada Brasileira de Robótica


Os membros do grupo ASiMov (Automação, Sistemas e Movimento), formado por discentes do curso Técnico em Automação Industrial do IFRS – Rio Grande, participaram de duas atividades da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no último final de semana.

 

No dia 23(sexta), ocorreu a segunda fase da modalidade teórica, onde oito alunos classificados na primeira fase responderam a uma prova de conhecimentos do Ensino Médio contextualizados em situações da robótica no Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande (C3 – FURG).

 

No dia 25 (domingo), ocorreu a competição da Regional RS da modalidade Prática da OBR na Unisinos – São Leopoldo. Nesta, equipes teriam de construir e programar robôs móveis que deveriam percorrer uma pista com diferentes desafios a resolver. Após chegar ao final da pista, um desafio extra consistia em subir uma rampa chegando em uma área de acidente simulado, onde os robôs deveriam resgatar vítimas (representadas por bolas de isopor) e deixá-las em uma área segura, tudo isso de forma autônoma, ou seja, sem participação de humanos na prova. O IFRS – Rio Grande levou cinco equipes formadas por treze estudantes do segundo, terceiro e quarto anos de Automação Industrial.

 

Os resultados da modalidade teórica (em nível nacional) serão conhecidos no final de setembro. Já os resultados da modalidade prática foram divulgados no final do evento. Apesar de nenhuma equipe ter se classificado para a final nacional, o consenso dos participantes foi de ter sido uma oportunidade de aprendizado, uma vez que os robôs foram totalmente construídos e programados pelas equipes, inclusive a eletrônica, integrando vários saberes e habilidades trabalhados ao longo do curso técnico. Esta foi a primeira vez que o IFRS – Rio Grande participou do evento, cuja final é premiação ocorrerão em outubro, na FURG, como parte do Robótica 2019, que será o maior evento e robótica da América Latina.

 

Fim do conteúdo