Início do conteúdo

3ª Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande acontecerá entre os dias 9 a 12 de dezembro


O evento acontecerá de forma online e terá como abertura em forma de Cine
Drive-In da Cidade

Na segunda semana de dezembro de 2021, vai acontecer a 3ª Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande. Esse ano, a mostra ocorrerá ainda de forma online e gratuita, através do site https://www.mostraderiogrande.com.br/. O evento é idealizado pelo OfCine, um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande.
A instituição é responsável pela realização do evento, junto da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer de Rio Grande e do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Rio Grande.

A Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande surgiu em 2019, como um desdobramento de eventos e projetos anteriores do IFRS Campus Rio Grande, como Oficina de Cinema OfCine, a Mostra de Cinema OfCine e o Cinemário – Seminário de Cinema. A mostra surge com o interesse de valorizar o audiovisual latino-americano e tem o objetivo de divulgar e discutir as produções contemporâneas, por meio da exibição de filmes e curta metragens, através do intercâmbio com artistas, pesquisadores e realizadores da região.

Para a edição de 2021, será seguido um formato híbrido, com programação virtual – nos dias 9,10,11 e 12 de dezembro – e todos que participarem de 75% do evento receberão certificado de participação. A abertura do evento contará com um Cine Drive-In no dia 9 de dezembro.

Cine Drive-in

No dia 9 de dezembro vai ocorrer o evento de abertura da Mostra, no estacionamento do Porto Velho de Rio Grande, com a exibição do filme Responsabilidade Empresarial, do diretor Jonathan Perel. O filme que será exibido na abertura da Mostra é uma produção argentina, lançada em 2020, com classificação indicativa de 16 anos. O longa-metragem insere o público no contexto da ditadura na Argentina (1976-1983), onde vários cúmplices civis contribuíram para a repressão e nunca foram levados à justiça. Em 2015, foi publicado um relatório que comprova a responsabilidade empresarial. Jonathan Perel lê trechos do relatório em frente a muitas fábricas dessas empresas.

Para participar do evento é necessário se inscrever através do site da mostra. O formulário de inscrição será disponibilizado no dia 4 de dezembro, com vagas limitadas.

Programação

A 3ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, vai ser dividida em uma “Mostra de Curtas Latino Americanos”, “Mostra Cinemas Insurgentes” e lives de debates com os realizadores das produções. Para ter acesso aos filmes será necessário fazer login na plataforma. A Mostra de Curtas Latino Americanos vai ser dividida em três blocos diferentes, cada bloco terá a sua própria seleção, com três filmes cada um, totalizando 9 filmes. Os filmes ficarão disponíveis para serem assistidos durante 24
horas.

Já a Mostra de Cinema Insurgentes será dividida em dois blocos e seguirá o mesmo formato da Mostra principal. Os filmes ficarão disponíveis para serem assistidos durante 24 horas no site. Os debates acontecerão como encerramento de cada bloco, no período da tarde para não haver sobreposição aos debates da Mostra de Curtas no turno da noite.

Segue abaixo a programação da mostra principal, dividida pelos dias e blocos, e as lives com os realizadores:

Programação Mostra de Curtas Latino Americanos

09 a 10/12 – quinta e sexta

Filmes Bloco 1

Além da Fronteira
Mãe não chora
De tanto olhar o céu gastei meus olhos

Disponível 24h a partir das 19h do dia 9/12.
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook

Dia 10/12 às 19h30.

10 a 11/12 – sexta e sábado

Filmes Bloco 2

A mulher do Tempo
Monga, Retrato de Café
Los niños lobo

Disponível das 19h do dia 10 até as 19h do dia 11/12
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook
Dia 11/12 às 19h30.

11 a 12/12 – sábado e domingo

Filmes Bloco 3

Ela viu aranhas
Usina Desejo Contra a Indústria do Medo
Aluguel: O Filme

Disponível das 19h do dia 11 até as 19h do dia 12/12
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook
Dia 12/12 às 19h30.

Programação Mostra Cinemas Insurgentes
09 a 10/12 – quinta e sexta

Filmes Bloco 1

Vitória
Traçado
Como explicar o silêncio ao luto
A arte de ser travesti
Cirandas ritualisticas
Histórias migratórias
Cyber cuica
Descompostura

Disponível 24h a partir das 19h do dia 9/12.
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook
Dia 10/12 às 17h.

10 a 11/12 – sexta e sábado

Filmes Bloco 2

Até o diabo da gente correu
Mokõi kovoé
Ipa ipá

Disponível das 19h do dia 10 até as 19h do dia 11/12
Debate com realizadores
Live transmitida no Youtube e Facebook
Dia 11/12 às 17h.

Fim do conteúdo