Vivências e pensamentos sobre o contexto de pandemia são compartilhados no livro digital Reflete IFRS

Compartilhando desafios, descobertas e pensamentos a respeito do período de pandemia de Covid-19, com o consequente distanciamento social, o livro digital 1º Reflete IFRS – Textos selecionados (confira aqui)” foi divulgado neste dia 21 de outubro de 2020. A publicação faz parte dos esforços do IFRS para contribuir com a sociedade em um momento desafiador como o atual. A leitura promove identificação, apresenta diferentes visões e realidades, ajuda a interpretar e a buscar alternativas neste contexto de pandemia.

Do Campus Farroupilha, o livro conta com o texto “O necessário reinventar-se. E agora?”, de autoria da psicóloga Louise Dall’Agnol de Armas.

A publicação conta com mais de 50 páginas e dez textos. Esses foram classificados entre 94 inscritos na seleção, organizada pelo Setor de Publicações Científicas da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pela Direção de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Ensino, com apoio do Departamento de Comunicação do IFRS.

No prefácio da obra, o reitor Júlio Xandro Heck explica que a intenção é dar fala à comunidade do Instituto no contexto de quarentena. “Precisávamos dar vazão aos sentimentos, aos anseios e às muitas histórias que os nossos servidores e estudantes tinham para contar sobre o momento que vivemos”, observa.

Confira os textos que integram o livro digital e não deixe de ler a edição completa:

• “Desse Lado da Janela”, de Ana Laura Mancalossi (estudante do Campus Caxias do Sul)
  • “O vazio, o silêncio e a primavera pela janela – diário de quarentena lisboeta”, de Catia Eli Gemelli (docente do Campus Osório)
  • “Os espalhadores da peste”, de Éderson de Oliveira Cabral (docente do Campus Restinga – POA)
  • “Isolamento social, autoreorganização e estilos sociais de cada um em tempos de pandemia COVID-19”, de Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho (docente do Campus Rio Grande)
  • “DesDiário de quarentena”, de Isadora Finoketti Malicheski (docente do Campus Bento Gonçalves)
  • “Um bife a menos”, de Josmael Corso (docente do Campus Rolante)
  • “Entre estudos, pesquisas, escritos, costuras e reflexões”, de Letícia Maria Mossmann (estudante do Campus Feliz)
  • “O necessário reinventar-se. E agora?”, de Louise Dall’Agnol de Armas (técnica administrativa do Campus Farroupilha)
  • “Descobertas da quarentena”, de Priscila Silva Esteves (docente do Campus Viamão)
  • “Semana do Livro – um evento cultural de incentivo à leitura em tempos de quarentena”, de  Robert Reiziger de Melo Rodrigues (estudante do Campus Bento Gonçalves)