Visita Técnica | Estudantes de três cursos conhecem a Subestação Caxias da CGT Eletrosul

Os alunos dos cursos Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação realizaram uma visita técnica na Subestação Caxias, da empresa CGT Eletrosul, localizada em Caxias do Sul. A atividade ocorreu no dia 24 de abril, com orientação dos professores Rafael Corrêa e Fernando Hoefling dos Santos e condução pelos técnicos de manutenção da CGT Eletrosul Dagoberto Vieira e Eriton Miguel Serpa.

Os estudantes puderam conhecer o funcionamento da subestação que, de acordo com Corrêa, é um importante centro de transmissão de energia da região da serra gaúcha, pois trabalha com tensões de 525 kV e 230 kV e tem uma capacidade instalada de 2016 MVA. É controlada totalmente de forma remota a partir do Centro Regional de Operação de Campos Novos (SC) e é mantida pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Farroupilha (RS).

“A atividade fez parte da disciplina Sistemas Elétricos de Potência do curso Técnico em Eletrotécnica, que possui em seu conteúdo programático o estudo das subestações de energia elétrica. A visita também foi estendida aos alunos dos cursos Técnico em Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação dado o alto nível de automação presente. A Subestação Caxias da CGT Eletrosul é muito importante para o abastecimento energético da região da Serra Gaúcha e possui equipamentos (para-raios, transformadores de força e de instrumentos, disjuntores, seccionadoras, entre outros) e automação (telecomando, acionamentos hidráulicos, medição, controle e proteção) que são de grande interesse para os alunos. Espera-se ter contribuído para divulgar uma possibilidade de atuação profissional para os alunos”, explica o docente.

Fotos: prof. Fernando Hoefling dos Santos