Início do conteúdo

Semana Acadêmica da Engenharia e Tecnologia 2023 do campus ocorre nesta semana


Notícias atualizada 28/08/2023

O IFRS – Campus Farroupilha promove a Semana Acadêmica da Engenharia e Tecnologia 2023. A atividade ocorre de 29 de agosto a 1º de setembro de 2023, com palestras e oficinas.

As inscrições podem ser feitas no sistema do campus (clique aqui) Importante: as inscrições são feitas por meio do sistema de eventos do campus. Caso o interessado ainda não tenha, é necessário criar um login.

Atualização: Inscrições Prorrogadas: Oficinas terão inscrições até dia 28/08; Demais atividades até o dia em que ocorrerão; A oficina de Latex, do turno da manhã, teve uma ampliação no número de vagas.

O evento gera certificado e é organizado pelos cursos de Engenharia de Controle e Automação, de Engenharia Mecânica e de Tecnologia em Fabricação Mecânica.

Confira a programação: 

IA em foco: da teoria à prática

Ministrante/empresa:  Luciane Calabria/PIX Force

Horário: terça, 10h; e quinta, 19h.

Palestrante: Possui graduação em Tecnologia em Polímeros pela Universidade de Caxias do Sul (2007), Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade de Caxias do Sul (2010) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atuou como Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica da FSG até 2023. Atualmente é coordenadora de Inovação e novas tecnologias na Pix Force empresa especializada em desenvolvimento de algoritmos de Inteligência Artificial para aplicação em Visão Computacional.

Inscreva-se

29 de agosto (manhã) e 31 de agosto (noite) – Oficina: Operação de braço robótico FANUC LR-MATE 200iD

A oficina tem como objetivo fornecer noções básicas de especificação, funcionamento e operação de braços robóticos industriais. Cada participante terá a oportunidade de operar e desenvolver um programa utilizando o braço instalado no Lab. 218.
responsável: Gustavo Künzel
equipe: Gustavo Künzel
horários: Terça-feira 29/8 09:00 – 12:00 e Quinta-feira 31/8 19:00 – 22:00
pré-requisitos: Egressos e alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, que já concluíram a disciplina de Robótica Industrial.
Sala: Lab. 218
Nº de participantes: 4 alunos por turma

Inscreva-se

29 de agosto – Tarde e Noite – Oficina: Circuitos Elétricos

Montagem de circuitos práticos de CC e CA
Com Andréa Cantarelli Morales
Horários: 15h30 às 17:30 e das 19h30 às 21h30
Pré-requisitos: Nenhum
Sala: sala 219
Nº de participantes: mínimo 5 e máximo 20

Inscreva-se

29 de agosto – 20h30 – Palestra: Engenheiros Sem Fronteiras

Ministrante: Rosangela Isolde Fricke (Assessora Institucional no Engenheiros Sem Fronteiras – ESF)
Engenheira Ambiental,  Pós-Graduada em Segurança do Trabalho, Saúde e Tecnologia/Inovação e Gestão de projetos. Mestre em Gestão de Riscos. Sólida experiência nas áreas de Gestão de Projetos,  Gestão de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (EHS), Sustentabilidade – ESG, Qualidade de vida e Inovação em HSE; Carreira desenvolvida em indústrias de grande porte como a Coca-Cola, bem como instituições como SESI-DN, Sistema FIEP e Vision Group (grupo global de empresas líderes em tecnologia) atuantes no desenvolvimento de soluções para industriais brasileiras; Facilitadora e auditora na implantação e manutenção das normas: ISO 9001:2000, ISO 18001:1999 (ISO 45001) e ISO 14001:2004 e nas normas regulamentadoras.

Inscreva-se

29, 30 e 31 de agosto – duas turmas – Oficina: Introdução ao editor de textos LaTeX
Esta atividade tem por objetivo apresentar uma introdução ao LaTeX, usado na editoração e confecção de documentos voltados para a área da escrita técnico-científica. O TeX é o programa de diagramação de textos (comandos básicos, compilador e infraestrutura fundamental),  enquanto que o LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX. O LaTeX é uma ferramenta útil, principalmente na elaboração de documentos com várias páginas e que exijam formatação padronizada, tais como artigos, dissertações e Teses. O LaTeX é utilizado em diversas instituições de ensino superior ao redor do mundo, além disso, o seu uso já é, em muitos casos, uma exigência em documentos de diversas instituições e congressos. Dessa forma, essa atividade visa oportunizar um primeiro contato com essa importante ferramenta de edição e formatação de textos, de modo a prosseguir a aprendizagem de forma independente de acordo com as necessidades.
Com Vinicius Weide Rodrigues
Horários: Terça, quarta e quinta-feira das 9h às 12h (turma 1) e das 19h às 22h (turma 2)
Pré-requisitos: conhecimento em informática básica
Sala: Lab. 311
Nº de participantes: 20

Inscreva-se

Introdução ao Raspberry Pi
Este curso tem como objetivo aprender noções básicas de preparação e uso de um Raspberry Pi. Serão abordadas as características do dispositivo, a preparação e instalação de sistema operacional, programação em linguagem Python e a realização de projetos básicos de eletrônica, automação e internet das coisas.
Equipe: Rafael Corrêa, Guilherme Thomás da Costa e Pedro Henrique Vidal Buhler
Horários: 29/08 a 31/08, das 13:30h às 17:30h
Pré-requisitos: Compreender linguagens de programação e/ou ter conhecimentos em plataforma de prototipação eletrônica (Arduino, ESP32, ESP8266 etc.)
Sala: 218
Nº de participantes: 12

Inscreva-se

Projeto Baja

Com Arthur Geller – Comitê Técnico Baja Sul – SAE

horários: 9h

Inscreva-se

30 de agosto – 20h30 – Palestra: Solidworks Plastics

Ministrante: Paulo Robson Fonseca da Costa (SKA Automação de Engenharias)
Formado em Tecnologia em Mecatrônica industrial pela Faculdade de Tecnologia Ensitec. Mais de oito anos de experiência em aplicações de soluções CAD/PLM/Automação de projetos nas indústrias de diversos setores. Hoje, atuando na área de Engenharia de Aplicações, realiza trabalhos consultivos oferecendo as melhores soluções para as diversas dificuldades encontradas nas indústrias atuais.

Inscreva-se

30 de agosto – Manhã e Noite – Oficina: Planejamento de Circuitos Eletropneumáticos com Grafcet

Demonstração prática em bancadas didáticas de eletropneumática como aplicar método sistemático para planejamento e montagem de circuitos elétricos usando controlador eletrônico através de programação por Grafcet.
Com Edir dos Santos Alves e Fernando Rosito
Horários: 10h às 11h30 e  21h às 22h30
pré-requisitos: Circuitos Pneumáticos
Sala: 214
Nº de participantes: 15

Inscreva-se

Etapas do Processo de desenvolvimento de novos produtos, desde o surgimento da ideia até o seu lançamento (Stage-Gate)

Ministrante/empresa: Móises  Gubert / Tecnomaq

horário: 19h

Inscreva-se

31 de agosto – 19h – Oficina: Explorando a Estampagem Incremental

Apresentar a jornada prática de um aluno com o processo de Estampagem Incremental, discutindo as ferramentas, o suporte prensa chapas e os parâmetros usados com centro de usinagem de três eixos.
Responsáveis: Daniel Carlos Ludwig e Edir dos Santos Alves
Horário: 19h às 21h
Pré-requisitos: Nenhum
Sala: 319
Nº vagas para participantes: 10

Inscreva-se

31 de agosto – três turmas (manhã, tarde ou noite) – Primeiros Socorros em Instituições de Ensino 

Ministrante/empresa: Léa Cristina Damo Montemezzo / SENAC Farroupilha
horários: 08h00/09h30 – 14h00/15h30 – 21h00/22h30
mini curriculo do palestrante: Enfermeira Graduada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Coordenadora e Docente do Curso Técnico em Enfermagem – Senac Farroupilha

Inscreva-se

Fim do conteúdo