Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino começa na quarta-feira com a participação de 561 trabalhos

“Conectados pela Ciência”! Assim estarão estudantes e servidores do IFRS de quarta a sexta-feira, 16 a 18 de dezembro, durante o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino da instituição. Devido à pandemia de Covid-19, todas as atividades serão realizadas em plataforma virtual, em um formato inédito e histórico. A abertura ocorrerá às 9h do dia 16, seguida de palestra com o tema central do evento  – “Conectados pela Ciência” -, que será ministrada pela reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), professora Lúcia Pellanda.

Durante os três dias, cerca de mil pessoas estarão envolvidas na apresentação de 561 trabalhos de pesquisa, extensão, ensino, pós-graduação, inovação e indissociáveis desenvolvidos nos campi do IFRS, além de palestras e painéis. Os participantes receberão por e-mail o link da plataforma virtual. Ao acessá-la, poderão deslocar-se entre a sala virtual principal, onde ocorrerão as palestras; e salas paralelas, nas quais serão as apresentações de trabalhos.

Os estudantes e orientadores já podem conferir a sala e o horário previsto para a apresentação do seu trabalho. A dinâmica se dará da seguinte forma: no momento previsto, a equipe do Salão apresentará o vídeo enviado sobre o trabalho; logo após, ocorrerá a discussão e os questionamentos dos avaliadores.

Apenas os inscritos no evento terão acesso à plataforma virtual. No entanto, após o Salão, as gravações das atividades serão divulgadas em playlists no canal IFRS – Oficial do YouTube.

Confira algumas orientações para aproveitar as atividades:

Antes do evento

• Confira a sala e o horário da apresentação do seu trabalho, anote e se programe para acessar a sala pelo menos uma hora antes da sessão.

• Dê uma olhada na programação geral do Salão. Além da apresentação de trabalhos, há palestras, mostras e atividades culturais que ocorrerão na plataforma virtual e poderão ser acessadas por todos os inscritos.

• Conheça e esteja atento ao Código de Conduta do evento.

Durante o evento

• Se o seu dispositivo de acesso (computador, notebook, celular ou tablet) possuir sistema Android, o melhor navegador de internet será o Google Chrome. Para dispositivos com iOS, utilize o Safari.

• Dúvidas, problemas ou informações poderão ser resolvidas na Sala “Posso ajudar?”, localizada na aba “Salas”.

• Não esqueça de marcar o perfil no Insta @ifrsoficial e use a #5SALAOIFRS nas suas postagens.

Roteiro básico da plataforma:

• No botão Palco Principal serão realizados a abertura, as palestras, os painéis, as apresentações culturais e o encerramento.

• Na aba Salas ocorrerão as apresentações dos trabalhos inscritos no Salão.

• No botão Conecte-se, a galera poderá se conhecer e se encontrar para um bate-papo. Nos intervalos do palco principal do evento, é só clicar ali para conversar por áudio e vídeo com outro(a) participante, num “match” aleatório.

• E na sala Expo está o Espaço Kids, para que a criançada (com toda a energia no #FicaEmCasa) possa encontrar atividades bem legais para fazer; e as playlists com os vídeos das apresentações de trabalhos.

Expectativas

Por ser o maior evento institucional e integrar estudantes e servidores de todos os campi, o Salão do IFRS sempre gera muita expectativa. Neste ano, o formato on-line inédito é um desafio extra.

A professora Karla dos Santos Guterres Alves, do Campus Viamão, comenta que será uma oportunidade para expressar a dedicação, inovação no uso das tecnologias e resiliência da comunidade acadêmica, que “continuou desenvolvendo atividades educacionais com alto padrão de qualidade mesmo reclusa”. “Neste momento que enfrentamos uma pandemia sem precedentes na história recente, a instituição inova ao propor o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino de forma on-line, garantindo a democratização do conhecimento produzido por professores e alunos em um período de confinamento e distanciamento social”, aponta a docente, que orienta dois trabalhos participantes.

O estudante Júnior de Arruda, do pós-graduação em Educação, Reflexões e Práticas para a Educação Básica do Campus Farroupilha, conta que pretende compartilhar informações sobre o projeto de extensão que desenvolve e participar de reflexões sobre as ações.“Minha expectativa para o evento é a melhor possível”, observa, acrescentando: “Espero que o evento seja um espaço de integração, onde possamos compartilhar conhecimentos produzidos, neste caso, no âmbito da extensão, bem como refletir sobre a importância das ações desenvolvidas”.

O 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino congregará sete eventos: 9º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 8º Seminário de Extensão (Semex); 7º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 5º Seminário de Pós-Graduação (5º SPG); 5º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra dos Produtos da Pós-graduação (MPPG). Acesse o site desta edição.