[Rodas Culturais] Encontro on-line conversa com senegaleses imigrantes no Brasil

Arte produzida pelo projeto Rodas Culturais

Para compartilhar de experiências culturais, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul promove o evento on-line Rodas Culturais: Atravessando Fronteiras. O primeiro encontro ocorre dia 16 de agosto, às 19h30min, com o tema: “Atravessando fronteiras entre Senegal e Brasil”. A atividade vai contar com a presença de convidados senegaleses: Coumba Sow Sall, graduada em Letras e que chegou ao Brasil em 2015 para viver com o marido, que tinha migrado em 2013; Serigne Khassim Mbaye, senegalês cientista da computação graduado pelo IFRS – Campus Ibirubá e que atua na área de formação além de cursar mestrando pela UFSC.

⇒ Encontro será transmitido ao vivo via Canal do NEAD do IFRS – Campus Farroupilha no YouTube. O evento é aberto ao público.

“Espera-se que este evento possa promover acolhimento e integração de imigrantes e refugiados, ampliar o conhecimento das populações locais acerca da cultura trazida por esses povos e estimular um espaço de reflexão sobre a temática de imigração”, comenta Júnior de Arruda, bolsista do projeto e estudante da pós-graduação em Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica do Campus Farroupilha.

A iniciativa

O encontro virtual Rodas Culturais: Atravessando Fronteiras é organizado pelos membros do Programa de Extensão Língua e Cultura como Ferramentas para Acolher e Integrar (I)Migrantes e Refugiados”. A ação é uma parceria entre os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha e Ibirubá. A ideia do projeto é que ocorra novos encontros, ainda a serem divulgados.

Texto: bolsista Junior de Arrua e Assessoria de Comunicação do IFRS – Campus Farroupilha

Imagem: bolsista Junior de Arrua