Roda de conversa sobre política e cidadania para estudantes ocorre dia 5 de julho

Como a política afeta nossas vidas? Como problemas na minha comunidade, na cidade, no estado e no país são resolvidos? Eu preciso entender de política, de educação, de democracia?

Com o objetivo de estimular pensamento crítico e compreensões a cerca da cidadania, o projeto Leituras e Diálogos sobre Política: Afirmação da Cidadania do Público Jovem convida estudantes e toda comunidade aos encontros abertos ao público. A primeira roda de conversa do projeto ocorre no dia 5 de julho de 2023, na sala 107-B (bloco 1 do IFRS – Campus Farroupilha), às 18h30.

O projeto

Como princípio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação “tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Baseado nisso, o projeto de extensão Leituras e Diálogos sobre Política: Afirmação da Cidadania do Público Jovem busca estimular a reflexão e geração de conhecimento a cerca do sistema político e o papel de cidadão dos estudantes.

Esta ação também tem inspiração no trabalho da advogada Cynthia de Lima Krahenbuhl, que criou a Associação Bê-a-Bá do Cidadão, em São Paulo, uma organização que promove conhecimento de direitos e deveres por meio de metodologias participativas para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

A atividade é coordenada pelo professor do campus Osmar Lottermann e o estudante de curso técnico integrado ao Ensino Médio João Augusto Fagundes Stumpf.