Retomada via ensino remoto: divulgado o Calendário Acadêmico 2020/2021

O Campus Farroupilha do IFRS irá retomar a partir do dia 04 de maio de 2021 seu calendário acadêmico através da oferta de ensino remoto. A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Campus ocorrida no dia 17 de março e expressa na Resolução Concamp 04/2021. A retomada do calendário acadêmico considera as diretrizes da Resolução 15/2021 do Conselho Superior do IFRS e os debates realizados com a comunidade acadêmica.

O retorno do calendário acadêmico se dará totalmente no formato de ensino remoto, uma vez que as condições sanitárias locais do município trazem riscos à segurança das atividades letivas presenciais. O ensino retornará a ser presencial quando as condições sanitárias permitirem e após o Conselho de Campus definir os procedimentos adequados. A situação está sob constante avaliação pelo comitê gestor local.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • As aulas iniciam dia 04/05 para todas as disciplinas, exceto as de primeiro semestre e os 1° anos do integrado. No dia 17/05 iniciam as aulas das disciplinas de 1° semestre, 1° anos dos integrados e ingressantes pelo processo seletivo;
  • O período de rematrícula online (para todos os alunos, exceto integrados e ingressantes do processo seletivo) será de 26/04 a 28/04;
  • O período de ajustes nas matrículas (para todos os alunos, exceto integrados e ingressantes do processo seletivo) será de 03/05 a 05/05;
  • As disciplinas da grade de horários que estão em vermelho só poderão receber matrículas no período de ajustes, ou seja, não estarão disponíveis para solicitação no período de 26/04 a 28/04. Essas disciplinas são exclusivas para os alunos que já estavam matriculados nelas em 2020/1.
  • A carga horária já executada pelos discentes de forma presencial em 2020/1 (fevereiro e março) será aproveitada nessa retomada de calendário;
  • Todas as disciplinas cursadas com aprovação durante as APNP serão lançadas automaticamente nos históricos dos discentes. Não é necessário que o discente faça qualquer tipo de solicitação.

> > > CONFIRA TAMBÉM: Detalhes sobre a retomada do calendário acadêmico por ensino remoto são definidos

O que significa a retomada do calendário acadêmico?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores. O formato é semelhante ao das APNPs, mas será retomado o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos utilizados no IFRS.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar as disciplinas. Caso não consigam, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou direção de Ensino, que buscarão alternativas técnicas e pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Os alunos podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem.

Quando as aulas presenciais voltarão?

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder com exatidão essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco a professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.