Quer estudar no IFRS? Abertas as inscrições para o Processo Seletivo de novos estudantes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abre inscrições para seleção de novos estudantes. Interessados podem se inscrever até 24 de outubro de 2022 no site oficial da seleção: ingresso.ifrs.edu.br. O início das aulas será no primeiro semestre de 2023.

No Campus Farroupilha os interessados podem se inscrever em:

Cursos técnicos integrados ao ensino médio:

• Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (Manhã, 30 vagas)
  • Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio (Manhã, 30 vagas)
  • Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Manhã, 30 vagas)

Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio:

• Técnico em Automação Industrial Subsequente ao Ensino Médio (Noite, 24 vagas)
  • Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio (Noite , 24 vagas)

Cursos de graduação:

• Engenharia de Controle e Automação – Graduação (Manhã, Tarde e Noite, 25 vagas)
  • Engenharia Mecânica – Graduação (Manhã, Tarde e Noite, 25 vagas)
  • Licenciatura em Pedagogia – Graduação (Noite, 30 vagas)
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Graduação (Noite, 30 vagas)
  • Tecnologia em Fabricação Mecânica – Graduação (Noite, 30 vagas)
  • Tecnologia em Processos Gerenciais – Graduação (Noite, 40 vagas)

⇒ Importante: Estude no IFRS: candidatos precisam ter cadastro no gov.br, CPF e RG (saiba mais)

Saiba mais sobre o Processo Seletivo:

Quem tem ou terá o ensino fundamental completo até o fim de 2022, pode fazer o Ensino Médio com um curso técnico integrado no IFRS em 2023 (dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante). A seleção será por uma prova e a inscrição terá o custo de R$ 40,00 (por prova).

Já aqueles que têm ensino médio completo podem optar por um curso técnico subsequente ao ensino médio para ter uma formação técnica ou por uma graduação, para uma formação superior. A seleção para ingresso de estudantes será por prova ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – poderá ser usada a nota desde o ano de 2017 até a atual), com taxa de inscrição de R$ 40,00 para os técnicos subsequentes e de R$ 60,00 para os superiores.

Reserva de vagas:

No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas.

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

Como participar do Processo Seletivo 2023/01:

Os documentos com as informações sobre a seleção (editais) estão divulgados no site oficial: ingresso.ifrs.edu.br. É importante a leitura atenta aos editais pelos interessados em participar do processo seletivo.

📌 Datas principais do próximo processo de ingresso de estudantes:

Período de inscrições para a seleção – 03 a 24 de outubro  de 2022

Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de dezembro de 2022

⚠️ Os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.

Conheça mais do campus: