Provas do Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS ocorrem neste domingo

Neste domingo, 5 de dezembro de 2021, ocorrem as provas do Processo Seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS. Em Farroupilha, a seleção será no campus da instituição (na Av. São Vicente, 785 (ao lado da Rodovia dos Romeiros – mapa).

⇒ Candidato deve conferir em que sala será sua prova

📍 Candidato com Covid-19:

O candidato que estiver em isolamento domiciliar devido à Covid-19 deverá enviar solicitação de participação na reaplicação da prova (exame de seleção). A solicitação deverá ser enviada de 26 de novembro a 6 de dezembro de 2021, via e-mail, juntamente com a cópia da Prescrição ou Declaração de Isolamento Domiciliar contendo assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. Informações completas no item 8 do edital.

Confira também este documento com orientações sobre os protocolos de prevenção da Covid-19 nas provas

📍 Sobre a prova:

A prova (exame de seleção) terá início às 9h15min, horário de Brasília, e duração de três horas. O candidato inscrito deverá comparecer ao local de provas por volta das 8h (1h15min antes do horário de início do exame), portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Estas informações e orientações constam no edital. É importante que o candidato leia o edital com atenção. Veja abaixo as demais orientações.

Orientações aos candidatos:

• Chegue com antecedência – 1h15min antes do horário de início do exame

• Leve caneta esferográfica azul ou preta.

• Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição – os documentos deverão estar em perfeitas condições. Por documento de identidade com foto entende-se: Carteiras de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação.

• O uso da máscara será obrigatório durante todo o período em que a/o candidata/candidato estiver nas dependências do local de prova, sendo permitido sua retirada apenas para tomar água ou se alimentar

• Não será permitido o acesso ao local de prova da/do candidata/candidato que não estiver utilizando máscara de proteção respiratória.

• Não serão aceitos lenços, bandanas ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção.

• Não será permitido o uso de protetor facial (face shield) sem máscara por baixo.

• Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

• Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio digital, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

• Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

• Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo.

• Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

• Saída da sala sem retorno: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o início da prova.

• Será permitida a entrada somente da/do candidata/candidato nas dependências do local onde será realizado o Exame de Seleção, sendo recomendado que os acompanhantes não se aglomerem no portão de entrada dos locais de prova.

Essas e outras informações e recomendações encontram-se no Edital, é importante que o candidato leia o documento com atenção.

📝 Fique atento às próximas datas importantes referentes às provas do Processo Seletivo:

• 05 de dezembro de 2021 (domingo) – Aplicação da prova presencial para os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. É preciso chegar ao local de prova por volta das 8h da manhã.

• 06 de dezembro de 2021 (segunda-feira) – Divulgação do gabarito preliminar das provas.

• 06 a 07 de dezembro de 2021 (segunda e terça-feira) – Período para apresentar recursos quanto ao gabarito das provas, pelo e-mail [email protected].

• 13 de dezembro de 2021 (segunda-feira) – Divulgação da lista dos candidatos que realizarão a reaplicação da prova por terem comprovado o isolamento domiciliar na data da primeira aplicação da prova.

• 14 de dezembro de 2021 (terça-feira) – Divulgação do gabarito definitivo das provas aplicadas em 5 de dezembro.

• 19 de dezembro de 2021 (domingo) – Reaplicação da prova para os candidatos que comprovaram o isolamento domiciliar na data da primeira aplicação da prova.