Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais destaca inovação e visão sistêmica

Na última quinta-feira, dia 13 de julho de 2023, o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Farroupilha realizou a apresentação do Projeto Integrador, atividade anual que proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O evento ocorreu no Auditório do campus e contou com a presença de avaliadores externos e docentes.

Nesta oportunidade, os estudantes das disciplinas de Empreendedorismo, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão Financeira e Relações de Consumo, Trabalho e Emprego tiveram a chance de apresentar seus trabalhos finais perante uma banca. Os projetos partiram das ideias de produtos, desenvolvimento de planos de negócio, gestão da cadeia de suprimentos, viabilidade financeira e aspectos jurídicos, além da produção e venda dos produtos, através da participação em feiras populares e eventos na região da serra gaúcha.

A banca avaliadora foi composta pelos docentes do campus Edson Francischetti e Leandro Lumbieri e por convidados: o consultor de empresas Augusto Montanari e discentes do curso de Pós-Graduação em Inovação e Gestão do campus Henrique Matté e Andrieli Zatti, que prestaram consultoria aos grupos e acompanharam todo o processo de construção dos negócios desde o início. Além dos alunos participantes da banca, também realizaram a consultoria os alunos da disciplina de Gestão Ágil de Projetos da Pós-Graduação em Inovação e Gestão.

O Projeto Integrador tem como base a disciplina de Empreendedorismo, que busca estimular a criação, implementação e encerramento de um negócio ou empresa. Conforme avança o curso, são incorporados os conhecimentos desenvolvidos nas demais disciplinas do quinto semestre. A metodologia utilizada é baseada em projetos, proporcionando aos alunos a liberdade de escolher a empresa, o produto a ser desenvolvido e as decisões estratégicas ao longo do processo.

A coordenadora do projeto, professora Tânia Craco, ressalta a importância dessa iniciativa para os alunos: “O Projeto Integrador desafia os estudantes a saírem da zona de conforto, arriscarem-se, pensarem de forma inovadora e terem uma visão sistêmica do negócio. Isso prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho e permite que eles adquiram um conhecimento mais abrangente sobre os processos empresariais.”

Os participantes

Os grupos criaram as seguintes empresas:

• Alev – Velas Aromáticas
  • Bag4You – Bolsas expansíveis compactas
  • Ecobase – Suportes térmicos para copos e garrafas
  • PetLeve – Bolsa para transporte de animais

Os depoimentos dos participantes refletem a relevância e os benefícios do Projeto Integrador. Os alunos que integraram os grupos ressaltaram a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e lidar com situações desafiadoras, semelhantes às encontradas no mercado de trabalho. Além disso, destacaram a importância de pensar de forma sistêmica e entregar projetos adequados às necessidades do mercado.

Augusto Montanari, consultor empresarial e avaliador externo do projeto, em parecer aos estudantes na banca, apontou a importância desse tipo de trabalho para a formação discente, fornecendo uma visão sistêmica e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Ele também enfatizou a escassez de pessoas com experiência nas empresas e como projetos como esse podem contribuir para suprir essa demanda.

Os depoimentos dos alunos egressos do curso de graduação e hoje discentes da Pós-Graduação em Inovação e Gestão, que também colaboraram na consultoria ao projeto, destacam a evolução e a importância do Projeto Integrador para a formação acadêmica, pessoal e profissional. A visão sistêmica, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a criatividade, a resiliência e a capacidade de lidar com desafios foram evidenciados pelos avaliadores.

Pedro Henrique Matté e Andrieli Zatti, alunos da pós-graduação em Inovação, participaram como consultores dos grupos desde o início do projeto. Eles destacaram a evolução dos alunos, a importância do Projeto Integrador para a aplicação prática dos conhecimentos e a contribuição que esse tipo de iniciativa traz para a sociedade.

O Projeto Integrador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Farroupilha demonstrou-se uma atividade que proporciona a oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho e visão sistêmica dos negócios. O sentimento de sucesso do projeto entre os envolvidos reflete o compromisso da instituição em formar profissionais preparados e aptos a enfrentar os desafios do mundo empresarial.