Extensão
Projeto do IFRS – Campus Farroupilha lança o inédito Guia do Patrimônio Cultural de Farroupilha
Resultado do projeto de extensão Caminhos de Cultura, Lugares de Memória do IFRS – Campus Farroupilha, o Guia do Patrimônio Cultural de Farroupilha está no ar. A iniciativa, coordenada pelo técnico administrativo e historiador Marcos Antonio Peccin Junior, contou com a participação das bolsistas Natália Moterle Fiorio e Luísa Fernandes Zanotto, estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, durante o ano de 2025. O projeto envolveu pesquisas em arquivos históricos, bibliotecas e museus, além de diálogo com a comunidade, com o objetivo de compreender e valorizar os processos de formação histórica e cultural de Farroupilha (conheça mais de como ocorreram as oficinas e outras ações do projeto, aqui).
⇒ Faça download do Guia do Patrimônio Cultural de Farroupilha, clicando aqui
O guia reúne uma linha do tempo do município e apresenta bens culturais farroupilhenses, como o Complexo do Santuário de Caravaggio, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a Casa de Pedra, o Moinho Covolan, as estações ferroviárias de Nova Sardenha e Nova Vicenza, além de patrimônios naturais como o Salto Ventoso e o Parque dos Pinheiros. A publicação destaca tanto patrimônios tombados quanto espaços de relevância histórica e afetiva para a comunidade.
O guia é online, no entanto há versões físicas disponíveis na Biblioteca do Campus, em escolas municipais e na Biblioteca Pública de Farroupilha.
Além do levantamento histórico, o projeto desenvolveu ações de Educação Patrimonial com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. As oficinas utilizaram recursos como a Caixa de Memórias, uma maquete da cidade e o jogo pedagógico Uma Jornada pelo Patrimônio Cultural, criado pela equipe. As atividades incentivaram as crianças a refletirem sobre identidade, memória e pertencimento, reconhecendo-se como agentes na preservação cultural.
