Projeto do campus promove Concurso de Imagem e Fotografia Literária para o Ensino Médio

Quer colocar a criatividade em prática? Elabore ideias fora da caixinha no Concurso de Imagem e Fotografia Literária, atividade do projeto História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio.

Aberto aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o concurso desafia os alunos a elaborarem imagens ou confecção de fotografias que representem algum aspecto relacionado à literatura brasileira, como autores, obras, personagens marcantes ou contextos históricos.

“A sugestão para a criação de imagens literárias advém da preocupação com a dificuldade que os estudantes podem encontrar ao representarem períodos mais remotos (como quinhentismo, barroco, arcadismo…), para estes períodos, sugerimos a utilização de aplicativos e editores de imagem”, explica Elis de Col, estudante bolsista do projeto.

As imagens e fotografias podem ser enviadas até o dia 22 de agosto de 2023, para o e-mail [email protected]. As imagens inscritas serão postadas no perfil do projeto no Instagram: @leituras.do.tempo e serão votadas pelos seguidores. O vencedor do concurso ganhará um livro doado pelo projeto. Além disso, as imagens serão expostas fisicamente durante o 9º PEnsE – Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS – Campus Farroupilha.

Ajuda: para a elaboração desta atividade, os estudantes podem utilizar o Laboratório de Apoio para discutir ideias, obras e períodos da literatura brasileira. É necessário agendar o bate-papo com o projeto com dois dias de antecedência, pelo email: [email protected].

O projeto de ensino História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio é coordenado pelas professoras Cinara Triches e Daniela de Campos, com o apoio da bolsista Elis de Col (estudante do 3º ano do Téc. em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio).