Projeto de pesquisa do campus é premiado na Mostra Científica da 13ª Bienal da UNE

Eduarda, de vermelho, foi premiada na categoria Educação

Participar da Mostra Científica da 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes, no Rio de Janeiro, já era motivo de expectativa e alegria para Eduarda de Souza dos Santos, estudante do 4º ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Farroupilha. Mas ser premiada com o 1º lugar na categoria Educação – a única do Rio Grande do Sul – foi motivo de surpresa e orgulho: “Eu lembro que fiquei por um tempo estática, aí depois foi ‘nossa, eu ganhei um prêmio’, e finalmente: ‘eu fui premiada na Bienal da UNE, é o maior encontro de estudantes da América Latina!'”.

Eduarda apresentou, no evento que ocorreu entre os dias 2 a 5 de fevereiro de 2023, o projeto de pesquisa do qual foi bolsista durante 2022: Teorias do currículo e o “Novo Ensino Médio”: implicações sobre as atividades docentes na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas nas escolas estaduais de Farroupilha/RS. A ação foi coordenada pelo professor Osmar Lottermann.

“Até agora eu fico pensando no tamanho dessa premiação, e é incrível perceber que o prêmio foi para um projeto sobre teoria de currículo, sobre o Novo Ensino Médio, que são pautas extremamente cotidianas que a sociedade tem muito pouco conhecimento sobre. Além disso, o Rio Grande do Sul ser premiado é uma prova de que o Estado se importa com tecnologia e pesquisa, o que vai de encontro com a fama de que o RS é negacionista e contra a ciência. Eu ser premiada é prova de que estudar vale a pena, educação vale a pena, pois mudou a minha vida”, explana Eduarda.

O projeto

Com a diversificação e a flexibilização do currículo do “Novo Ensino Médio”, pelo Plano Nacional de Educação, a pesquisa do campus apresentada na Bienal da UNE procurou investigar: qual a contribuição das teorias de currículo para os professores e professoras da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas das escolas estaduais de Farroupilha-RS, no enfrentamento dos desafios colocados pela reforma que introduziu o “Novo Ensino Médio”. Além disso, em que sentido essas teorias fazem parte do universo de pensamento e elaboração no cotidiano das atividades docentes. “Embora realizada com um público alvo bastante específico, a pesquisa apontou questões que serão analisadas com maior profundidade no prosseguimento dos estudos. A premiação é algo que distingue a formação que os nossos estudantes têm no IFRS – Campus Farroupilha. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho.”, comenta o docente.

O evento

A Bienal da UNE é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. Realizada desde 1999, o evento é organizado em conjunto com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (Anpg) e a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae).